Monteiro difere de Mamãe Falei e ganha público com denúncias, diz consultor
O vereador do Rio de Janeiro Gabriel Monteiro (PL) viu seu número de seguidores nas redes sociais aumentar, após o surgimento das primeiras denúncias de assédio sexual e moral, divulgadas em 27 de março, em reportagem do Fantástico, da TV Globo. Segundo levantamento feito pela consultoria Bites para o blog da jornalista Malu Gaspar, do jornal "O Globo", 245 mil pessoas passaram a acompanhá-lo, enquanto 9,7 mil deixaram de segui-lo.
O aumento do público que acompanha o perfil do político bolsonarista vai na contramão do que aconteceu com o deputado estadual Arthur do Val (União Brasil-SP), conhecido como Mamãe Falei, que perdeu seguidores nas redes sociais após serem divulgados áudios nos quais o parlamentar fez comentários sexistas e misóginos sobre refugiadas ucranianas,
De acordo com os números levantados pela Bites, o salto de Monteiro foi maior no Instagram, onde ele ganhou 130 mil seguidores. No YouTube, a alta foi de mais 50 mil seguidores, enquanto no Facebook o número de curtidas na página do vereador cresceu em 44,6 mil. No Twitter, por fim, Monteiro ganhou mais 21 mil seguidores.
Ao blog da Malu Gaspar, o consultor Manoel Fernandes, da Bites, disse que o caso do vereador do Rio de Janeiro é um fenômeno que precisa ser estudado.
Em 15 anos de experiência nunca vimos algo parecido. A curva de crescimento do Gabriel Monteiro nas redes é constante e não foi afetada pela divulgação da reportagem.
Manoel Fernandes, da Bites, em entrevista a O Globo
Segundo o especialista, fez diferença a forma como Monteiro enfrentou as acusações de que foi alvo. "O que ele está fazendo é abordar o tema de frente e com bastante frequência em seu canal no YouTube. Isso talvez seja um indício de que ele está contornando as denúncias criando sua própria narrativa nas redes sociais. É possível que seus seguidores só estejam vendo seus próprios vídeos e não as denúncias", disse.
A estratégia diferiu da adotada por Arthur do Val, que, em vez de combater as denúncias, assumiu as declarações sobre as refugiadas ucranianas. O resultado foi que o deputado estadual, que teve relatório que pede sua cassação aprovado ontem pelo Conselho de Ética, perdeu 60 mil seguidores em cinco dias.
O consultor da Bites disse ainda que o canal de Gabriel Monteiro no YouTube tem mais de um bilhão de visualizações. Essa quantidade é considerada alta mesmo para influenciadores digitais que fazem sucesso na internet.
Antes da primeira denúncia, Monteiro já era o político mais popular nas redes sociais depois de Bolsonaro. Ele tinha 18.095.302 de seguidores, mais do que qualquer governador, prefeito, deputado ou vereador.
Após as denúncias de assédio, Monteiro ainda foi alvo de novas denúncias de orgias com menores de idade em sua mansão.
Desde a primeira denúncia, Monteiro já divulgou cinco vídeos se defendendo em seu canal. Nas gravações, ele exibe edições feitas por sua equipe sugerindo que ele seria inocente, que é perseguido pela mídia e ameaçado por máfias.
Monteiro é ex-policial militar e foi expulso da corporação por crime de deserção, em agosto de 2020. Chegou a ser reintegrado à Polícia Militar, mas deixou as fileiras da instituição para se candidatar a vereador. Agora, está sendo acusado de estuprar funcionárias e de gravar vídeos fazendo sexo com adolescentes e até beijando na boca uma menina de 10 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.