Topo

A evangélicos, Bolsonaro volta a dizer que "só Deus" o tira da Presidência

Rafael Neves

Do UOL, em Brasília

21/05/2022 12h25Atualizada em 21/05/2022 16h12

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje, em evento com evangélicos em Curitiba, que "só Deus" o tira da cadeira de presidente da República. O discurso, feito em um trio elétrico no final da manhã, fez parte da Marcha para Jesus, uma mobilização organizada por líderes religiosos que reúne milhares de pessoas em Curitiba.

Além de fazer o aceno ao público evangélico, o presidente voltou a provocar indiretamente ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), ao insinuar que a Constituição estaria sendo descumprida. Sem citar o tribunal ou os ministros, ele afirmou aos presentes ter o dever, como chefe do Executivo, "fazer com que todo aquele que esteja fora das quatro linhas da nossa Constituição venha para dentro da mesma".

Na última terça, Bolsonaro acionou o STF contra o ministro Alexandre de Moraes, um dos principais alvos do bolsonarismo na Corte. O pedido de investigação, que acusava Moraes de abuso de autoridade, acabou rejeitada pelo ministro Dias Toffoli. Na quinta, Bolsonaro cumprimentou Moraes pessoalmente durante uma cerimônia de posse no TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Além de fazer a referência às "quatro linhas da Constituição", Bolsonaro também usou a marcha em Curitiba para fazer acenos ao público evangélico. "Pertencemos à nação mais cristã do mundo. O Brasil é uma referência para o globo todo. É um país que tem vocação para o futuro, sem se descuidar do presente", disse.

Em seguida, o presidente repetiu a frase recorrente de que só Deus pode tirá-lo do mandato presidencial. "Nós juntos, com fé, atingiremos os nossos objetivos. É uma missão que eu tenho. E só Deus me tira daquela cadeira", afirmou.

O evento

Bolsonaro chegou a Curitiba na tarde da última sexta e encontrou-se, em seu primeiro compromisso, com o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), com quem jantou em uma pizzaria. O presidente passou a noite no 20º Batalhão de Infantaria Blindada, também na capital paranaense.

Antes de ir à marcha na manhã de hoje, também ao lado do governador, Bolsonaro fez um discurso a apoiadores no Teatro Guaíra, um teatro no centro da cidade, próximo do local da marcha. Ao chegar ao evento, ele cumprimentou apoiadores e subiu ao trio elétrico em seguida.

Além de Ratinho Júnior, outros políticos que acompanharam Bolsonaro na marcha são o deputado Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo na Câmara, e parlamentares bolsonaristas como Aline Sleutjes (PROS-PR).

A Marcha para Jesus, que chegou à 27ª edição, foi organizada pelo Comep (Conselho de Ministros Evangélicos do Paraná). O evento não ocorria há dois anos, devido à pandemia. Nas próximas semanas, Bolsonaro deve ir a eventos evangélicos de perfil semelhante em Manaus e Cuiabá.