Topo

Esse conteúdo é antigo

Revoltados com Barbie trans, bolsonaristas tentam pautar tema na Câmara

5.mar.2020 - O deputado federal Otoni de Paula durante sessão solene em homenagem ao dia da conquista do voto feminino - Michel Jesus/Câmara dos Deputados
5.mar.2020 - O deputado federal Otoni de Paula durante sessão solene em homenagem ao dia da conquista do voto feminino Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 16h10

O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) protocolou hoje um pedido para debater uma edição especial da boneca Barbie em homenagem à ativista trans Laverne Cox. Segundo o vice-líder do governo na Câmara, o brinquedo "servirá para confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros".

A audiência pública sobre a Barbie ocorreria na Comissão de Seguridade Social e Família da Casa e, segundo o pedido de Otoni, deveria convocar o "presidente, ou equivalente, da Mattel do Brasil" e um membro do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, pasta liderada por Cristiane Britto após Damares Alves deixar o posto para ser candidata ao Senado.

No pedido, o deputado indica que ser trans "é uma opção tardia", o que vai contra o estipulado na ciência e por médicos especialistas no tema.

Hoje, o vereador Filipe Martins (PL), que divide o partido com o presidente Jair Bolsonaro, discursou na Câmara de Palmas também contra a nova boneca da Barbie.

"Por que vocês querem mudar o entendimento e a ordem de Deus nas nossas crianças? O que fazem ou deixam de fazer em sua maioridade são consequências de cada um. Mas não, não pode se posicionar, é questão de homofobia", falou.

O UOL entrou em contato com a Mattel, fabricante da Barbie, e atualizará caso haja resposta. A boneca começará a ser vendida no Brasil em junho.

Quem é Laverne Cox?

Além de ser a primeira mulher trans a inspirar uma boneca Barbie, Laverne Cox também foi a primeira transexual a ser indicada ao Emmy por melhor atuação de atriz convidada em uma série de comédia por sua participação em Orange Is The New Black.

O lançamento da Barbie de Laverne coincidiu com o aniversário de 50 anos da ativista, que disse realizar um sonho. "Mal posso esperar para que os fãs encontrem minha boneca nas lojas e tenham a oportunidade de ter um item de uma pessoa trans em sua coleção", disse.