Topo

Presidente diz que vai a debates em eventual 2º turno, mas avalia ida no 1º

Alan Santos/PR
Imagem: Alan Santos/PR

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

31/05/2022 14h20Atualizada em 31/05/2022 15h33

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou hoje, em entrevista à Rádio Massa FM, que só pretende participar de debates em um eventual segundo turno da eleição. "No segundo turno eu vou participar. Se eu for para o segundo turno, devo ir né, vou participar", disse o pré-candidato à reeleição em outubro.

Se houver uma segunda etapa na disputa presidencial, Bolsonaro enfrentaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera as pesquisas divulgadas até o momento.

Bolsonaro explicou que ainda irá "pensar" sobre a ida ou mais debates durante o primeiro turno, mas que não deve assim agir por receio de se tornar o alvo preferencial de todos os concorrentes. O mandatário do Palácio do Planalto, empossado no cargo desde janeiro de 2019, avalia que, caso participe dos debates no 1º turno, poderia receber "pancada o tempo todo".

"No primeiro turno, a gente pensa [se participa ou não]. Por que? Se eu for, os dez candidatos ali vão querer a todo o tempo dar pancada em mim e eu não vou ter tempo de responder a eles. Um vai fazer pergunta para o outro e vão dar pancada em mim."

O pré-candidato do PL deu a entender que poderia rever o posicionamento caso as perguntas nos debates realizados no primeiro turno fossem acertadas antecipadamente. "Então, nós vamos analisar isso, porque acho que debate teria que ser com perguntas pré-acertadas antes com os encarregados de fazer o debate, até pra não baixar o nível."

A entrevista à Rádio Massa FM foi conduzida pelo apresentador Carlos Massa, o Ratinho, fundador do veículo e estrela do SBT. O artista tem posicionamento favorável ao presidente.

Em 2018, ano em que ganhou a disputa pelo Palácio do Planalto, Bolsonaro também optou por não comparecer aos debates realizados durante o pleito. À época ele teve ainda outro motivo: a recuperação do atentado a faca sofrido em 6 de setembro de 2018. Após sobreviver, ele ficou a maior parte do tempo em casa, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio Janeiro.

No entanto, reportagem da Folha publicada na ocasião mostrou que, enquanto recusava convites para debates, Bolsonaro dava entrevistas à imprensa, gravava programas eleitorais e havia participado de ao menos um evento com apoiadores na capital fluminense.

Proposta do PT

Segundo o colunista do UOL Kennedy Alencar, o PT pretende propor aos veículos de comunicação a realização de três debates presidenciais no primeiro turno, num modelo de pool semelhante ao adotado nos Estados Unidos. O ex-presidente Lula já foi convidado para 11 debates eleitorais.

Na avaliação da cúpula do PT, com uma campanha eleitoral tão curta, é inviável aceitar tantos convites, que tendem a aumentar. O plano é apresentar uma proposta com um formato que reúna diversos veículos de comunicação.

Hoje, a participação de Bolsonaro nos debates é considerada condição necessária para que Lula também aceite o confronto entre candidatos.

Sem Bolsonaro, o PT não vê sentido na presença do líder das pesquisas para virar saco de pancadas de candidatos sem chance real de vitória.