Topo

Esse conteúdo é antigo

Maierovitch: Bolsonaro 'passa recibo golpista' em fala após decisão do STF

Colaboração para o UOL

08/06/2022 08h56Atualizada em 08/06/2022 12h19

O colunista do UOL Wálter Maierovitch disse, durante comentário no UOL News hoje, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "passa recibo de golpista" em discurso contra a imprensa e o STF (Supremo Tribunal Federal) após decisão da Corte que manteve a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil-PR).

"Ele passa recibo de golpista. Num Estado de Direito é evidente que a imprensa é livre e ele tem o direito de criitar manifestações da imprensa, mas ele ultrapassa tudo isso [limites] porque generaliza. Ele chama para desobediência, apoio ao golpe", disse o jurista.

No discurso, além de repetir acusações falsas sobre as urnas eletrônicas e criticar medidas dos magistrados, o presidente indicou que pode não cumprir determinadas decisões da Corte.

"Eu fui do tempo que decisão do Supremo não se discute, se cumpre. Eu fui desse tempo, não sou mais! Certas medidas saltam aos olhos dos leigos. É inacreditável o que fazem, querem prejudicar a mim e prejudicam o Brasil", disse o presidente.

Na avaliação de Maierovitch, a nova fala de Bolsonaro contra instituições democráticas pode fundamentar um impeachment.

"Ele está, agora, a pregar desobediência, e pode isso? Evidente que não, porque ele jurou a Constituição, uma Constituição republicana, que estabelece funções dos poderes. A função do direito é do STF. Ele não 'dá bola', não se vê em risco de impeachment, que é evidente o caso".

Veja mais análises de Maierovitch e notícias do dia no UOL News: