Topo

Esse conteúdo é antigo

Gleisi diz que PT não assina CPI da Petrobras: Má-fé e oportunismo político

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

21/06/2022 11h23

A deputada Gleisi Hoffmann (PT) disse que o PT vai negar assinaturas para a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), para investigar a política de preços da companhia.

As assinaturas já passaram a ser colhidas no Congresso por iniciativa do PL. A comissão tem sido uma das principais respostas de Bolsonaro ao aumento dos preços da gasolina. Alguns partidos de oposição dizem que vão aderir.

"[A CPI tem o objetivo de] encontrar uma narrativa política para tentar justificar o que está acontecendo. 'A Petrobras é inimiga do povo', como se a Petrobras fosse uma instituição autônoma", afirmou Gleisi hoje, em evento de lançamento das diretrizes do programa de governo da campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "É um escândalo o que está acontecendo."

"Vai fazer uma CPI para investigar uma política que eles estão implantando. É só acessar o Portal da Transparência. Aí, vem falar em CPI? É tentar criminalizar, desconstruir para vender. [É] Má-fé, oportunismo político e, com certeza, possibilidade de muito negócio", completou a presidente petista.

A ideia de Bolsonaro a líderes partidários foi anunciada na última sexta (17), logo após a estatal anunciar novos aumentos nos preços dos combustíveis. Ele declarou que já conversou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para efetivar a iniciativa no Congresso.

"Nossa ideia é propor uma CPI para investigar a Petrobras, seus diretores e os membros do Conselho. Queremos saber se tem algo errado nessa conduta deles, porque não é possível se conceder um reajuste com o combustível lá em cima e com os lucros exorbitantes", disse Bolsonaro em entrevista a uma rádio de Natal.

"Essa política de paridade internacional foi aprovada pelo conselho da Petrobras com proposta do Pedro Parente, quando foi presidente da empresa. Por que você não muda essa política? Por que tem de ser dolarizada?", questionou Gleisi.

Apesar da resistência petista, há partidos da oposição que dizem que vão assinar. "Se eles apostam em CPI, a gente dobra a aposta", afirmou o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).