Aras diz não acreditar que ocorra no Brasil episódio como o do Capitólio
O procurador-geral da República, Augusto Aras, disse nesta segunda-feira que não acredita que ocorra no Brasil um episódio como a invasão do Capitólio dos Estados Unidos, em 6 de janeiro de 2021, quando partidários do então presidente norte-americano, Donald Trump, tentaram impedir a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden.
"Nós não acreditamos no 6 de janeiro pela natureza da nossa política e do nosso eleitorado", disse Aras em entrevista à imprensa estrangeira.
Na entrevista, Aras também disse que o vencedor da eleição presidencial em outubro tomará posse em 1º de janeiro de 2023 sem turbulência.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu, na semana passada, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, e negou uma possível reedição no Brasil do episódio da invasão no Capitólio, nos Estados Unidos.
Durante evento ontem em Washington, capital americana, Fachin alertou para a possibilidade de um incidente "ainda mais agravado" do que o ocorrido no País em 2021 e apontou a atuação da Justiça Eleitoral como um modo de evitar isso.
"Vocês sabem o que está em jogo. Vocês sabem como devem se preparar, não para um novo Capitólio, ninguém quer invadir nada, mas nós sabemos o que temos que fazer antes das eleições", disse Bolsonaro em transmissão nas redes sociais.
*Com informações da Reuters e O Estado de S.Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.