Real Time para Senado em SP: França lidera; Janaina e Marcos Pontes empatam
Pesquisa do Instituto Real Time Big Data realizada com entrevistas por telefone, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta o ex-governador Márcio França (PSB) na liderança da disputa pelo Senado em São Paulo, com 26% das intenções de voto.
A deputada estadual Janaina Paschoal (PRTB) registrou 16%. O ex-ministro Marcos Pontes ficou com 10%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Janaina e Pontes empatam tecnicamente no limite da margem.
O resultado é do único cenário testado pela sondagem, com nove pré-candidatos, na pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de nomes.
Na comparação com esse mesmo cenário testado na pesquisa do mês passado, França oscilou três pontos percentuais para cima, no limite da margem de erro. Janaina e Pontes flutuaram positivamente em dois pontos. O nome de Paulo Skaf (Republicanos) foi retirado da lista.
O vereador Milton Leite (União Brasil) aparece com 4% e empata com Pontes no limite da margem, mas não com Janaina.
O ex-senador José Aníbal (PSDB) ficou com 3%. O ex-ministro Aldo Rebelo (PDT), a médica Nise Yamaguchi (Pros) e os deputados estaduais Ricardo Mellão (Novo) e Heni Ozi Cukier ficaram com 1% cada. Eles empatam tecnicamente entre si e com Leite.
Brancos e nulos foram 19%, enquanto os que não sabem ou não responderam, 18%.
O levantamento ouviu 2.000 eleitores paulistas por telefone entre 1º e 2 de agosto. O índice de confiança da pesquisa, segundo o instituto, é de 95%, e o custo foi de R$ 20.000. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é SP-06273/2022.
Veja a seguir o resultado do cenário testado:
- Márcio França (PSB): 26%
- Janaina Paschoal (PRTB): 16%
- Marcos Pontes (PL): 10%
- Milton Leite (União Brasil): 4%
- José Aníbal (PSDB): 3%
- Aldo Rebelo (PDT): 1%
- Nise Yamaguchi (Pros): 1%
- Ricardo Mellão (Novo): 1%
- Heni Ozi Cukier (Podemos): 1%
- Branco/nulo: 19%
- Não sabe/não respondeu: 18%
Sobre o instituto
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018, sempre por telefone e com financiamento principal da TV Record.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.