Real Time CE: Capitão Wagner tem 35%; Roberto Cláudio, 26%; e Elmano, 20%
Pesquisa Real Time Big Data para o governo do Ceará, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta o Capitão Wagner (União Brasil), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), como líder na sondagem, com 35% das intenções de voto da pesquisa estimulada— quando os entrevistados recebem uma lista prévia de pré-candidatos.
Na sequência, vem Roberto Cláudio (PDT), com 26%, e Elmano de Freitas (PT), com 20%. Como a margem é de três pontos para mais ou para menos, eles estão empatados tecnicamente em segundo lugar.
Adelita Monteiro (PSOL) tem 1%, e Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não pontuaram. Os três também empatam, dentro de margem de erro.
A candidata do PSOL abandonou a disputa na última quarta-feira (3) para apoiar Elmano de Freitas, mas seu nome apareceu na pesquisa.
Brancos e nulos somaram 9%, e os que não sabem ou não responderam foram 8%.
A sondagem não é comparável com a última edição realizada pelo instituto, em junho, já que houve mudança nos nomes apresentados aos entrevistados.
O Real Time Big Data ouviu 1.500 pessoas por telefone durante os dias 2 e 3 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código CE-06152/2022 e custou R$ 20.000.
Veja a seguir os cenários testados:
Cenário 1
- Capitão Wagner (União Brasil) - 35%
- Roberto Cláudio (PDT) - 26%
- Elmano de Freitas (PT) - 20%
- Adelita Monteiro (PSOL) - 1%
- Zé Batista (PSTU) - 0
- Serley Leal (UP) - 0
- Brancos/Nulos - 9%
- Não sabem/Não responderam - 8%
Cenário 2
- Capitão Wagner (União Brasil) - 35%
- Roberto Cláudio (PDT) - 26%
- Elmano de Freitas (PT) - 21%
- Brancos/Nulos - 9%
- Não sabem/Não responderam - 9%
Cenário 3
- Capitão Wagner (União Brasil), com apoio de Bolsonaro - 34%
- Elmano de Freitas (PT), com apoio de Lula - 30%
- Roberto Cláudio (PDT), com apoio de Ciro Gomes - 25%
- Brancos/Nulos - 6%
- Não sabem/Não responderam - 5%
Pesquisa espontânea
A Real Time Big Data também fez uma pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de pré-candidatos.
Nesse caso, Capitão Wagner também lidera, com 29%. Depois, Roberto Cláudio e Elmano de Freitas aparecem tecnicamente empatados, com 11% e 9%, respectivamente.
Camilo Santana, ex-governador no estado, também apareceu com 2%. No entanto, ele não pode se eleger governador nesta eleição e renunciou ao governo para se candidatar ao Senado.
Veja o resultado a seguir:
- Capitão Wagner (União Brasil) - 29%
- Roberto Cláudio (PDT) - 11%
- Elmano de Freitas (PT) - 9%
- Camilo Santana (PT) - 2%
- Izolda Cela (PDT) - 1%
- Outros - 2%
- Brancos/Nulos - 4%
- Não sabem/Não responderam - 42%
Racha entre irmãos
A escolha de Roberto Cláudio para concorrer ao governo do Ceará causou, pela primeira vez, uma separação entre os irmãos Ciro Gomes (PDT), pré-candidato ao Planalto, Cid Gomes (PDT-CE), que é senador, e Ivo Gomes (PDT), prefeito de Sobral (CE), berço da família.
O senador e Ivo apoiavam a atual governadora Izolda Cela (ex-PDT e agora sem partido) com a anuência do PT, que governou o estado de 2015 a 2022. Havia um acordo entre Cid e o ex-governador Camilo Santana (PT), pré-candidato ao Senado, por um apoio conjunto à candidata.
Segundo o UOL apurou, a escolha de Cláudio, porém, feita por meio de votação aberta do diretório estadual do PDT, teve influência direta de Ciro e enfureceu os irmãos e o PT —que decidiu lançar candidato próprio, Elmano de Freitas. Ciro, no entanto, nega interferência.
Camilo Santana lidera para o Senado
Na pesquisa para a disputa do Senado, Camilo Santana lidera com folga. Ele tem 66%, enquanto os outros candidatos aparecem empatados com 3%, 2% ou 1%.
- Camilo Santana (PT) - 66%
- Inspetor Alberto (Pros) - 3%
- José Alberto Bardawill (PL) - 3%
- Pastor Paixão (PTB) - 3%
- Paulo Anacé (PSOL) - 2%
- Marcelo Mendes (Avante) - 1%
- Brancos/Nulos - 13%
- Não sabem/Não Responderam - 9%
Sobre o instituto
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018, sempre por telefone e com financiamento principal da TV Record.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.