Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro, Lula e Tebet lamentam morte de Jô Soares: 'Menos motivo para rir'

Do UOL, em São Paulo

05/08/2022 08h01Atualizada em 05/08/2022 16h19

Candidatos à Presidência da República lamentaram a morte do apresentador e humorista Jô Soares na madrugada de hoje, aos 84 anos, em São Paulo, em publicações nas redes sociais. Nas mensagens escritas pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB), eles fizeram menções ao apresentador como "uma das maiores referências" do País e exaltações à inteligência e ao talento do humorista.

Jô Soares estava internado desde o dia 28 de julho no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, para tratar uma pneumonia. A morte foi confirmada por Flávia Pedras, ex-mulher do apresentador. A causa não foi divulgada.

"Faleceu há alguns minutos o ator, humorista, diretor e escritor Jô Soares. Nos deixou no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, cercado de amor e cuidados. O funeral será apenas para família e amigos próximos", escreveu Flávia em seu perfil no Instagram, em publicação feita durante a madrugada.

No Twitter, Bolsonaro lamentou a morte de Jô, "independentemente de preferências ideológicas". "No fim das contas, as divergências pouca diferença fazem na hora de nossa partida para perto de Deus. O que fica são as nossas obras, e Jô Soares deixa para o Brasil um exemplo de postura, elegância e bom humor, e, por isso, tem o meu respeito", escreveu.

Na mesma rede social, Lula classificou Jô como um dos "entrevistadores mais talentosos da história do Brasil"."Seus talentos e atividades eram tantos que desafiam categorias", afirmou o petista, que também publicou uma foto antiga na qual era entrevistado por Jô.

O presidenciável do PDT escreveu que o Brasil "amanheceu mais triste" com a notícia da morte do apresentador.

"Perdemos Jô Soares, uma das nossas maiores referências de inteligência, talento e humor", publicou o presidenciável. O ex-ministro também postou foto de uma entrevista antiga.

A senadora Simone Tebet (MDB), também candidata ao Palácio do Planalto, afirmou que os personagens do humorista "marcaram nossas vidas".

"Seus personagens marcaram nossas vidas e o Brasil aprendeu muito com sua inteligência", disse a parlamentar.

A ex-presidente Dilma Rousseff também se manifestou sobre a morte de Jô. Ela definiu o apresentador como "um democrata e um artista de princípios".

"Quando eu estava sob intenso ataque da mídia e dos adversários políticos, ele abriu seu programa para me entrevistar. Foi uma conversa respeitosa e muito importante. Jô foi a única voz dentro da Globo disposta a me ouvir naquele momento", disse a ex-presidente em nota.

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), decretou luto oficial de três dias em homenagem a Jô Soares: "O Brasil acordou mais triste hoje. O Jô marcou gerações, um gênio do humor e da arte brasileira. Ele marcou a minha geração e a de tantos outros. O país perde um grande brasileiro e, por isso, ao lado do prefeito Ricardo Nunes, estamos decretando luto oficial de três dias em todo o estado".

Ministros do STF comentam

O ministro Luiz Fux se manifestou e desejou conforto aos amigos e familiares. "Em nome do Supremo Tribunal Federal, lamento a morte do humorista, ator, jornalista e intelectual Jô Soares. Grande nome da televisão brasileira, deixará uma marca eterna na cultura do nosso país. Desejo conforto aos amigos e familiares."

"A partida do amigo Jô Soares, neste momento em que o bom humor e a gentileza fazem tanta falta no nosso cotidiano, é a perda de uma referência positiva para muitas gerações. Mas Jô deixa também o exemplo de um homem curioso, sempre disposto a aprender, generoso e apaixonado pela vida. Para seus fãs e amigos, ficam as lembranças de uma coleção interminável de risos e momentos inesquecíveis. Momentos criados por uma mente brilhante que ajudaram a moldar ao longo de décadas, com os bordões, o humor e a inteligência e sensibilidade do Jô, nossas melhores características como povo. O céu amanheceu mais alegre hoje", disse em nota o ministro Dias Toffoli.

Em nota, o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, também lamentou a morte do apresentador.

"Perdemos mais do que alguém que amou e exaltou o Brasil e os brasileiros de forma singular. Perdemos alguém que com sensatez, inteligência, humor, criatividade e equilíbrio, tudo bem balanceado, soube entender e explicar o país. Vá em paz, querido Jô Soares. Força para sua família e amigos, que, como nós, ficam sem um ser humano cada vez mais necessário ao Brasil e ao mundo", disse ele.