Topo

Esse conteúdo é antigo

Quaest: Cleitinho lidera com 19% para o Senado em MG; demais empatam

24.out.2018 - O deputado estadual de Minas Gerais Cleitinho Azevedo (PSC) - Divulgação/ALMG/Sarah Torres
24.out.2018 - O deputado estadual de Minas Gerais Cleitinho Azevedo (PSC) Imagem: Divulgação/ALMG/Sarah Torres

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 00h06Atualizada em 12/08/2022 11h02

Quaest - Pesquisa confiável -  -

Pesquisa da Quaest Consultoria realizada face a face, contratada pela Genial Investimentos e divulgada hoje, aponta o deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC) liderando para o Senado por Minas Gerais, com 19% das intenções de voto no levantamento estimulado — quando os entrevistados recebem uma lista prévia com os nomes dos candidatos.

No segundo lugar há um empate técnico, dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, entre os outros quatro candidatos. São eles: o senador Alexandre Silveira (PSD), com 8%; a professora Sara Azevedo (Psol), que alcançou 6%; o vereador de Belo Horizonte Bruno Miranda (PDT), com 5%; e o deputado federal Marcelo Aro (PP), que obteve 4% das intenções de voto.

Nesta pesquisa, os indecisos somaram 34%, enquanto os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar alcançaram 24%.

Não é possível fazer uma comparação com a pesquisa anterior, porque a lista de pré-candidatos é diferente. No levantamento de julho, constavam os nomes de Marcelo Álvaro Antônio (PL) e Paulo Piau (MDB). Além disso, agora o nome de Bruno Miranda aparece no levantamento.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas pessoalmente, entre os dias 6 e 9 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O índice de confiança é de 95%, segundo o instituto. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número MG-09990/2022 e teve valor de R$ 122.625,00.

Veja os cenários testados pela pesquisa:

Estimulado:

    • Cleitinho Azevedo (PSC): 19%
    • Alexandre Silveira (PSD): 8%
    • Sara Azevedo (Psol): 6%
    • Bruno Miranda (PDT): 5%
    • Marcelo Aro (PP): 4%
    • Indecisos: 34%
    • Branco/Nulo/Não pretendem votar: 24%

    Espontâneo (sem lista prévia de nomes):

    Já na pesquisa espontânea — sem uma lista prévia de candidatos — Cleitinho alcançou os 3% enquanto outros nomes sugeridos pelos eleitores ouvidos também somaram 3%.

    Os indecisos formaram maioria no cenário espontâneo, com 90%, e os que votarão branco, nulo ou não pretendem votar atingiram 4%.

    • Cleitinho Azevedo (PSC): 3%
    • Outros: 3%
    • Indecisos: 90%
    • Branco/Nulo/Não pretendem votar: 4%

    Sobre o instituto

    O Quaest é um instituto de pesquisas com sede em Belo Horizonte. Até 2020, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a empresa realizava pesquisas eleitorais só em Minas Gerais. Hoje, faz levantamentos sobre intenções de voto para presidente, governador e para o Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. O instituto tem uma parceria com a Genial Investimentos, a qual financia levantamentos para as eleições de 2022. As pesquisas são realizadas com entrevistas presenciais.