Veja quem são os candidatos a governador de São Paulo nas eleições 2022
A disputa pela vaga no Palácio dos Bandeirantes nas eleições 2022 tem nove candidatos a governador de São Paulo confirmados pelas convenções partidárias. O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro e eventual segundo turno, dia 30 do mesmo mês.
O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), será um dos candidatos. Ele terá como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) —este último, ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral. Todos os pedidos serão julgados pelo TSE até 12 de setembro.
Veja a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao governo de São Paulo nas eleições 2022:
Altino Júnior (PSTU)
O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) confirmou Altino Júnior como candidato ao cargo de governador de São Paulo nas eleições de outubro.
Altino tem 55 anos, é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Foi operário químico e presidente do Sindicato dos Metroviários. Trabalha no Metrô há 25 anos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de São Paulo, quando teve menos de 1% dos votos.
A candidata a vice-governadora é a Professora Flávia, 37, do mesmo partido. Ela é educadora da rede pública estadual e ativista da região da Brasilândia, na zona norte da capital. A chapa foi aprovada na convenção por unanimidade.
Carol Vigliar (UP)
A UP (Unidade Popular pelo Socialismo) confirmou a ativista Carol Vigliar, 40, como candidata ao governo de São Paulo nas eleições de outubro.
Carol Vigliar nasceu em São Paulo e atualmente mora em Diadema, no ABC Paulista. Atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, do qual é uma das coordenadoras nacionais.
Como vice de Carol Vigliar, a Unidade Popular aprovou a economista Rafaela Carvalho, 33. Mestre em História Econômica pela USP, ela também compõe a Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, além de ser Coordenadora Geral da Escola Tamuya de Formação Popular.
Edson Dorta (PCO)
O PCO (Partido da Causa Operária) confirmou Edson Dorta como candidato ao cargo de governador de São Paulo nas eleições de outubro. Ele já foi candidato a deputado federal, a prefeito de Campinas e a vice-presidente.
Dorta também foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região e diretor da Fentect, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares de 2012 até 2015.
Elvis Cezar (PDT)
O PDT (Partido Democrático Trabalhista) confirmou o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições de outubro. Na convenção também foi confirmado o nome de Gleides Sodré para vice na mesma chapa.
Cezar nasceu em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, é advogado e foi filiado ao PSDB por 19 anos. Ele deixou a legenda para disputar o governo pelo PDT.
O candidato foi prefeito de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, ao longo de dois mandatos, e foi vice-presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que reúne as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.
Fernando Haddad (PT)
O PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou a candidatura do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, 59, ao governo de São Paulo. Ele anunciou a educadora Lúcia França (PSB), 60, como candidata a vice em sua chapa.
Haddad é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, tornou-se mestre em Economia, com especialização em economia política, em 1990, e doutor em Filosofia em 1996.
Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016. Em 2018, foi o candidato do PT à Presidência —teve 44,87% dos votos no segundo turno e perdeu para Bolsonaro (então no PSL).
Gabriel Colombo (PCB)
O PCB (Partido Comunista Brasileiro) confirmou Gabriel Colombo como candidato ao cargo de governador de São Paulo nas eleições de outubro. Manoel Messias vai ser o vice na chapa.
Gabriel Colombo é agrônomo, mestre em Ecologia pela USP (Universidade de São Paulo). Ele nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Minas Gerais e passou a juventude em São Paulo.
O candidato mora em Piracicaba, interior de São Paulo, e é a primeira vez que concorre a um cargo público. Ele participou da Fundação do PCB na cidade em 2015.
Rodrigo Garcia (PSDB)
O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) confirmou o governador Rodrigo Garcia, 47, como candidato à reeleição na disputa de outubro. O deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), 46, será vice de Garcia.
Garcia nasceu em Tanabi, interior de São Paulo, e é advogado. Elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 1998, depois se reelegeu por mais dois mandatos. Ele foi vice-governador da gestão de João Doria (PSDB), assumindo o governo em abril deste ano após a renúncia do então governador.
Em maio do ano passado, Garcia deixou o DEM —que se uniu ao PSL para a criação do União Brasil— depois de 27 anos e se filiou ao PSDB. A mudança foi o primeiro passo para que ele disputasse a cabeça de chapa na eleição para o governo de São Paulo neste ano.
Tarcísio de Freitas (Republicanos)
O Republicanos oficializou a candidatura de Tarcísio de Freitas, 47, ao governo do estado de São Paulo. Ele terá o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD), 53, como vice.
Tarcísio nasceu no Rio de Janeiro. Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e passou a atuar como oficial do Exército. Em 2002, concluiu a graduação em engenharia civil e tornou-se engenheiro do Exército. Deixou a carreira militar em 2008, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal.
Em dezembro de 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura pelo presidente Bolsonaro onde ficou até este ano.
Vinicius Poit (Novo)
O Partido Novo confirmou o deputado federal Vinícius Poit, 36, como candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições de outubro. A guarda municipal aposentada Doris Alves, da mesma sigla, será a vice da chapa.
Poit nasceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e está no primeiro mandato como deputado federal. Foi eleito em 2018 com 207.118 votos.
Poit é empreendedor, formado em administração de empresas e foi escolhido candidato depois de passar por um processo seletivo do partido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.