Topo

Veja quem são os candidatos a governador de São Paulo nas eleições 2022

Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas, Rodrigo Garcia, Vinicius Poit e Elvis Cezar - Montagem/UOL
Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas, Rodrigo Garcia, Vinicius Poit e Elvis Cezar Imagem: Montagem/UOL

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

12/08/2022 04h00Atualizada em 29/09/2022 10h28

A disputa pela vaga no Palácio dos Bandeirantes nas eleições 2022 tem nove candidatos a governador de São Paulo confirmados pelas convenções partidárias. O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro e eventual segundo turno, dia 30 do mesmo mês.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), será um dos candidatos. Ele terá como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos) —este último, ex-ministro do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O registro das candidaturas deve ser feito até 15 de agosto junto à Justiça Eleitoral. Todos os pedidos serão julgados pelo TSE até 12 de setembro.

Veja a lista, em ordem alfabética, dos candidatos ao governo de São Paulo nas eleições 2022:

Altino Júnior (PSTU)

O PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) confirmou Altino Júnior como candidato ao cargo de governador de São Paulo nas eleições de outubro.

Altino tem 55 anos, é formado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Foi operário químico e presidente do Sindicato dos Metroviários. Trabalha no Metrô há 25 anos. Em 2016, concorreu à Prefeitura de São Paulo, quando teve menos de 1% dos votos.

Altino de Melo Prazeres - UOL - UOL
O pré-candidato do PSTU ao governo de SP, Altino de Melo Prazeres
Imagem: UOL

A candidata a vice-governadora é a Professora Flávia, 37, do mesmo partido. Ela é educadora da rede pública estadual e ativista da região da Brasilândia, na zona norte da capital. A chapa foi aprovada na convenção por unanimidade.

Carol Vigliar (UP)

A UP (Unidade Popular pelo Socialismo) confirmou a ativista Carol Vigliar, 40, como candidata ao governo de São Paulo nas eleições de outubro.

Carol Vigliar nasceu em São Paulo e atualmente mora em Diadema, no ABC Paulista. Atuou no Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e é fundadora do Movimento de Mulheres Olga Benário, do qual é uma das coordenadoras nacionais.

Carol Vigliar (UP) - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Carol Vigliar (UP)
Imagem: Reprodução/ Instagram

Como vice de Carol Vigliar, a Unidade Popular aprovou a economista Rafaela Carvalho, 33. Mestre em História Econômica pela USP, ela também compõe a Coordenação Nacional do Movimento de Mulheres Olga Benário, além de ser Coordenadora Geral da Escola Tamuya de Formação Popular.

Edson Dorta (PCO)

O PCO (Partido da Causa Operária) confirmou Edson Dorta como candidato ao cargo de governador de São Paulo nas eleições de outubro. Ele já foi candidato a deputado federal, a prefeito de Campinas e a vice-presidente.

Edson Dorta (PCO) - Reprodução/ PCO - Reprodução/ PCO
Edson Dorta (PCO)
Imagem: Reprodução/ PCO

Dorta também foi diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região e diretor da Fentect, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares de 2012 até 2015.

Elvis Cezar (PDT)

O PDT (Partido Democrático Trabalhista) confirmou o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cezar candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições de outubro. Na convenção também foi confirmado o nome de Gleides Sodré para vice na mesma chapa.

Cezar nasceu em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, é advogado e foi filiado ao PSDB por 19 anos. Ele deixou a legenda para disputar o governo pelo PDT.

Elvis Cezar - UOL - UOL
Elvis Cezar (PDT) durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O candidato foi prefeito de Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo, ao longo de dois mandatos, e foi vice-presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, que reúne as cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

Fernando Haddad (PT)

O PT (Partido dos Trabalhadores) confirmou a candidatura do ex-prefeito paulistano Fernando Haddad, 59, ao governo de São Paulo. Ele anunciou a educadora Lúcia França (PSB), 60, como candidata a vice em sua chapa.

Haddad é bacharel em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Também pela USP, tornou-se mestre em Economia, com especialização em economia política, em 1990, e doutor em Filosofia em 1996.

Fernando Haddad (PT) - YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fernando Haddad (PT) durante a Convenção da Federação Brasil da Esperança formada por PT, PCdoB e PV que anunciou a candidatura dele ao governo de São Paulo.
Imagem: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Foi ministro da Educação de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma Rousseff, e prefeito da cidade de São Paulo de 2013 a 2016. Em 2018, foi o candidato do PT à Presidência —teve 44,87% dos votos no segundo turno e perdeu para Bolsonaro (então no PSL).

Gabriel Colombo (PCB)

O PCB (Partido Comunista Brasileiro) confirmou Gabriel Colombo como candidato ao cargo de governador de São Paulo nas eleições de outubro. Manoel Messias vai ser o vice na chapa.

Gabriel Colombo é agrônomo, mestre em Ecologia pela USP (Universidade de São Paulo). Ele nasceu no Rio de Janeiro, cresceu em Minas Gerais e passou a juventude em São Paulo.

Gabriel Colombo (PCB) - UOL - UOL
Gabriel Colombo (PCB) durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O candidato mora em Piracicaba, interior de São Paulo, e é a primeira vez que concorre a um cargo público. Ele participou da Fundação do PCB na cidade em 2015.

Rodrigo Garcia (PSDB)

O PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) confirmou o governador Rodrigo Garcia, 47, como candidato à reeleição na disputa de outubro. O deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), 46, será vice de Garcia.

Garcia nasceu em Tanabi, interior de São Paulo, e é advogado. Elegeu-se deputado estadual pela primeira vez em 1998, depois se reelegeu por mais dois mandatos. Ele foi vice-governador da gestão de João Doria (PSDB), assumindo o governo em abril deste ano após a renúncia do então governador.

Rodrigo Garcia - Divulgação/Governo de São Paulo - Divulgação/Governo de São Paulo
Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo
Imagem: Divulgação/Governo de São Paulo

Em maio do ano passado, Garcia deixou o DEM —que se uniu ao PSL para a criação do União Brasil— depois de 27 anos e se filiou ao PSDB. A mudança foi o primeiro passo para que ele disputasse a cabeça de chapa na eleição para o governo de São Paulo neste ano.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

O Republicanos oficializou a candidatura de Tarcísio de Freitas, 47, ao governo do estado de São Paulo. Ele terá o ex-prefeito de São José dos Campos Felício Ramuth (PSD), 53, como vice.

Tarcísio de Freitas - Renato Pizzutto/Band - Renato Pizzutto/Band
Tarcísio de Freitas (Republicanos) com caderno de 'cola' durante o debate da Band
Imagem: Renato Pizzutto/Band

Tarcísio nasceu no Rio de Janeiro. Em 1996, se formou em ciências militares pela Academia Militar de Agulhas Negras (Aman) e passou a atuar como oficial do Exército. Em 2002, concluiu a graduação em engenharia civil e tornou-se engenheiro do Exército. Deixou a carreira militar em 2008, com a patente de capitão, e entrou para o funcionalismo público federal.

Em dezembro de 2018, foi nomeado ministro da Infraestrutura pelo presidente Bolsonaro onde ficou até este ano.

Vinicius Poit (Novo)

O Partido Novo confirmou o deputado federal Vinícius Poit, 36, como candidato ao governo do estado de São Paulo nas eleições de outubro. A guarda municipal aposentada Doris Alves, da mesma sigla, será a vice da chapa.

Poit nasceu em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e está no primeiro mandato como deputado federal. Foi eleito em 2018 com 207.118 votos.

Vinícius Poit (Novo-SP) - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados - Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados
Vinícius Poit (Novo-SP)
Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Poit é empreendedor, formado em administração de empresas e foi escolhido candidato depois de passar por um processo seletivo do partido.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Altino Júnior tem 55 anos. A informação foi corrigida.
Felício Ramuth tem 53 anos de idade. A informação foi corrigida