Topo

Durante Marcha para Jesus, Tarcísio elogia bíblia e fala de Bolsonaro

Tarcísio de Freitas em discurso repleto de citações bíblicas na Marcha para Jesus de Osasco - Felipe Pereira/UOL
Tarcísio de Freitas em discurso repleto de citações bíblicas na Marcha para Jesus de Osasco Imagem: Felipe Pereira/UOL

Do UOL, em Osasco

13/08/2022 16h10

Nome indicado por Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicamos) imitou o presidente hoje (13) e marcou três eventos religiosos.

Durante a Marcha para Jesus em Osasco, na Grande São Paulo, o candidato afirmou que seu livro preferido é a bíblia e anunciou que na próxima quinta-feira (18) deverá ser realizada a primeira agenda oficial de campanha com Bolsonaro.

O evento vai ocorrer em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, endereço eleitoral que Tarcísio adotou para concorrer ao governo de São Paulo. A presidência da República está fechando o roteiro e maiores detalhes devem ser definidos até terça-feira.

A intenção é que a agenda em São José dos Campos represente o início da campanha de Tarcísio de Freitas e o intuito é este pontapé inicial ser dado junto com Bolsonaro. O candidato a governador de São Paulo disse que o presidente deve visitar São Paulo com frequência e muitos atos conjuntos deverão ser realizados até a data do primeiro turno, 2 de outubro.

Enquanto age em voo solo, Tarcísio repete a estratégia de Bolsonaro em apostar nos votos evangélicos. Na manhã deste sábado, o candidato recebeu uma medalha numa igreja da Assembleia de Deus de São Paulo. Na sequência, participou da Marcha para Jesus de Osasco.

Durante seu discurso de oito minutos, o tema foi somente religião —seguindo, também, os passos de Bolsonaro. Nas últimas semanas, inclusive a primeira-dama Michelle Bolsonaro tem aparecido em mais eventos evangélicos.

Tarcísio mencionou uma passagem do livro do êxodo e citou de cor um trecho de Romanos. A lista de figuras bíblicas no discurso incluiu Noé, Jó, Jonas e Moisés. A batalha do povo de Israel contra os Filisteus também foi assunto.

Sou cristão, então normal que eu fale em Deus o tempo todo. Todo projeto da minha vida eu coloquei Deus na frente."

Tarcísio e Bolsonaro - Stella Borges/UOL - Stella Borges/UOL
Tarcísio de Freitas espera que Bolsonaro seja presença frequente em seu palanque nesta campanha
Imagem: Stella Borges/UOL

Público interage pouco com Tarcísio

Durante a coletiva de imprensa, no fundo do palco da Marcha para Jesus, Tarcísio refutou sugestões de que é um convertido recente. Ele declarou que a mãe é missionária evangélica. "Não sou cristão de ocasião."

Mas apesar de todo o esforço para conquistar a plateia de centenas de pessoas que ocupava um quinto do espaço em frente ao palco, não houve empolgação do público. As palmas na chegada do candidato foram sonolentas. As tentativas de interação, como quando pediu para as pessoas que desejavam benção se manifestarem, tiveram respostas econômicas.

Tarcísio encerrou sua passagem pelo palco recebendo uma benção do bispo Alves, o presidente do Conselho de Pastores de Osasco. O religioso pediu proteção divina ao candidato e desejou que seu projeto seja aprovado.

O evento não era oficialmente de campanha —que começa somente na terça-feira (16), segundo calendário da Justiça eleitoral. Não houve pedido de votos, mas alguns elementos políticos apareceram. Na chegada, ambulantes vendiam camisetas, faixas e toalhas do presidente. Também foram distribuídos panfletos de um candidato a deputado federal.

Cercado - Felipe Pereira/UOL - Felipe Pereira/UOL
Candidato Tarcísio de Freitas é cercado na chegada na Marcha para Jesus de Osasco
Imagem: Felipe Pereira/UOL

Adotando bandeiras de Bolsonaro

Na coletiva, Tarcísio, rebateu os questionamentos de que as diretrizes de que seu plano de governo não contemplaram as pautas ideológicas do presidente. O candidato afirmou que se trata de um esboço e ressaltou que está alinhado com Bolsonaro em várias frentes.

"A questão ideológica nossa acho que está posta. A defesa da família, a defesa de valores, o combate à ideologia de gênero, a liberação do aborto, das drogas."

Terminada a participação de Tarcísio na Marcha para Jesus de Osasco, ele partiu para o terceiro evento religioso do sábado. O candidato e sua comitiva eram aguardados na Praça da Bíblia para a Marcha para Jesus de Tietê, no interior —onde nasceu o ex-presidente Michel Temer (MDB).