Topo

Esse conteúdo é antigo

'Moraes tende a moderar enfrentamento com Bolsonaro', diz jurista

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/08/2022 14h15

O jurista Wallace Corbo, que é professor de direito da FGV, participou hoje do UOL News e falou sobre as expectativas para a posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Para Corbo, há uma tendência de que Moraes modere o tom contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

"A tendência é de que o ministro Alexandre de Moraes possa, em algum grau, moderar o discurso dele em relação ao enfrentamento com Bolsonaro, evitando fomentar o discurso de que o TSE é contra Bolsonaro. Mas em termos do que o TSE vai fazer eu não consigo responder, vai depender de um cálculo político que o ministro tem demonstrado que constantemente faz, às vezes acertando e às vezes errando, sobre até onde é possível e o TSE deve atuar na contenção de excessos", disse durante participação no UOL News.

Corbo também destacou que o TSE atualmente sofre com um grau de ataques sem precedentes na história da democracia brasileira, e que é uma peça central de um discurso político de Bolsonaro. Por isso, o tribunal deverá também adotar um tom de proteção à democracia.

"Podemos esperar que o ministro Alexandre de Moraes, como os outros ministros do TSE, vão tender a manter um discurso público de proteção da própria corte e de proteção da democracia. O problema é que historicamente o TSE não mostrou muito os seus dentes, ele ladrou mas não mordeu", disse.

Ainda durante a participação no UOL News, o jurista afirmou que a corte deverá ter cuidado em suas ações, para acabar não interferindo ou sendo acusada de interferência nos resultados das eleições. "Existe um ônus político muito relevante no TSE de interferir de alguma forma na campanha presidencial, seja no campo dos discursos ou dos resultados", finalizou.

Veja entrevista completa e notícias do dia no UOL News: