Topo

Esse conteúdo é antigo

TV: Em áudio, Monteiro admite relação sexual com menor: 'Gosto de novinha'

21.jun.2022 - Vereador Gabriel Monteiro (PL) ainda disputa uma vaga na Câmara dos Deputados - PAULO CARNEIRO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
21.jun.2022 - Vereador Gabriel Monteiro (PL) ainda disputa uma vaga na Câmara dos Deputados Imagem: PAULO CARNEIRO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo*

17/08/2022 19h23Atualizada em 18/08/2022 12h49

O vereador Gabriel Monteiro (PL-RJ) admitiu, em conversa com um amigo, ter tido relação sexual com uma jovem de 16 anos. Ele ainda afirmou que "gosta de novinhas", se referindo às idades das mulheres. O áudio foi obtido e divulgado pela GloboNews.

Apesar das denúncias, ele irá disputar uma vaga para a Câmara dos Deputados nas eleições deste ano. A informação foi confirmada pela assessoria do político ao UOL.

Gabriel Monteiro é acusado de quebrar de várias formas o decoro parlamentar. As denúncias incluem supostos casos de assédio moral e sexual, estupro, manipulação de vídeos, filmagem de relação sexual com uma adolescente de 15 anos, além de forjar situações para promoção pessoal em vídeos na internet, entre outras condutas.

O parlamentar se defende e atribui as acusações a adversários que supostamente tentam "destruí-lo". O vereador também afirma ter contrariado interesses de uma suposta "máfia do reboque".

Nesta semana, Luísa Caroline Bezerra Batista, que trabalhou por sete meses ao lado do vereador, declarou em depoimento ao Conselho de Ética da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro que uma menor de idade filmada em ato sexual com o parlamentar era recebida na casa dele ao som da "Galinha Pintadinha", personagem musical infantil. O UOL teve acesso aos depoimentos dos ex-funcionários que acusam o vereador.

Confira abaixo a conversa divulgada pela GloboNews:

Gabriel Monteiro:

  • Mano, você sabe qual é o fod*? Depois que você acostuma com a Barra [da Tijuca], você não quer sair para outro lugar que seja abaixo do nível.

Interlocutor:

  • As mulheres que estão as melhores por aqui, elas vão para lá.

Gabriel Monteiro:

  • Tudo para lá, mano.

Interlocutor:

  • Aquela boate em Nova Iguaçu, meu irmão. Que lugar horrível.

Gabriel Monteiro:

  • É horrível? Mas o dia que estava ruim, porque era domingo, qual era o dia, Esquerda?
  • Ah, mas a mulher que eu peguei era gata, não era?

Interlocutor:

  • É, foi bonitinha. Deu para comer a mulher gostosinha.

Gabriel Monteiro:

  • Pô, 16 aninhos, 17 aninhos. Porque eu gosto de novinha.
Em seu perfil no Twitter, Gabriel Monteiro disse que os áudios "são antigos" e justificou que estava "zoando". Em relação ao fato de dizer gostar de "novinha" menor de idade, o vereador pontuou que pessoas com 16 anos, 17 anos já estão "legalmente" aptas para casar e para votar.

Monteiro tem recurso rejeitado e cassação pode ir ao plenário da Câmara

A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal do Rio rejeitou o recurso da defesa do vereador Gabriel Monteiro (PL) contra o relatório do Conselho de Ética que pede a cassação do parlamentar por quebra de decoro. Com a decisão, na tarde desta quarta-feira, 17, o caso fica liberado para ser pautado e votado em plenário. A Mesa Diretora marcou a votação para a tarde desta quinta-feira, 18.

Os advogados do ex-PM e youtuber alegam que o processo no Conselho de Ética "desrespeitou a Constituição e a legislação infraconstitucional". Segundo a defesa, o conselho teria cometido falhas processuais.

O relator do caso na Comissão de Justiça e Redação, vereador Dr. Gilberto (Podemos), não concordou. Disse que o rito do processo no Conselho de Ética foi "fielmente cumprido".

O que diz Gabriel Monteiro

Em nota, a assessoria do vereador informou que "a defesa, em que pese a rejeição do apelo recursal, ainda assim, continuará aguerrida e, amanhã, por certo, fará questão de demonstrar alguns apontamentos que provam a inocência do parlamentar, bem como o conluio criminoso formado para assassinar a sua reputação".

*Com Beatriz Gomes, do UOL, em São Paulo, e do Estadão Conteúdo