Topo

Esse conteúdo é antigo

Queima de fogos de artifício em Brasília marca início do 7 de Setembro

Fogos de artifício marcam início do 7 de Setembro - Reprodução/TV Brasil
Fogos de artifício marcam início do 7 de Setembro Imagem: Reprodução/TV Brasil

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 06h57Atualizada em 07/09/2022 11h27

Uma queima de fogos nos primeiros minutos de hoje, em Brasília, marcou o início das celebrações do bicentenário da Independência do Brasil.

Os disparos começaram pouco depois da meia-noite, com fogos verde e amarelo que iluminaram os céus da capital federal por cerca de 2 minutos. A previsão era de que a duração fosse de sete minutos, segundo o Ministério do Turismo.

Durante a queima, pessoas que estavam no local puderam acompanhar a celebração. O local escolhido para o disparo dos fogos foi a Torre de TV, que fica localizada na área central do Distrito Federal, próximo à Praça dos Três Poderes.

Enquanto a cerimônia era realizada, foi tocado o Hino da Independência.

No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo da queima de fogos durante a madrugada.

Bolsonaro mandou liberar caminhões na Esplanada

Em determinação nesta terça-feira (7), Bolsonaro mandou liberar o acesso de caminhões à Esplanada dos Ministérios.

A ordem foi na contramão do que as forças de segurança do Distrito Federal e o Comando Militar do Planalto determinaram, que foi o veto à entrada desses veículos como medida de proteção.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), porém, afirmou que vai proibir a entrada de caminhões na Esplanada. "Não vai entrar [nenhum caminhão]. A segurança é do Governo do Distrito Federal. Eles só vão entrar se for por ato de força, o que não vamos permitir", disse Rocha ao jornal Folha de S.Paulo.