Bombig: Alckmin e Bolsonaro juntos indica transição minimamente civilizada
O colunista do UOL Alberto Bombig analisou como positivo o encontro de hoje entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio do Planalto.
Segundo Alckmin, o atual chefe do Executivo reiterou os "compromissos em relação à transição" e disse que vai colaborar. "É um bom sinal depois daquele pronunciamento curto e enigmático do Bolsonaro", afirmou Bombig durante o UOL News. "O encontro com Geraldo Alckmin traz esperança para quem quer uma transição minimamente civilizada e transparente."
Alckmin se reuniu hoje à tarde com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Bruno Dantas. O encontro com Bolsonaro ocorreu antes disso e não estava previsto.
Bombig destacou que uma transição de governo é muito complexa e, caso não haja cooperação da gestão anterior, o Brasil pode mergulhar em "um 2023 mais difícil do que já se avizinha."
"A transição não é importante apenas do ponto de vista político, mas também é fundamental para a economia que ela seja bem-sucedida", disse o jornalista.
Bombig: PEC da Transição será vital para terceiro mandato de Lula
Alberto Bombig também repercutiu no UOL News a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que será apresentada pelo governo federal eleito para aumentar os gastos públicos no próximo ano e garantir o pagamento de R$ 600 aos beneficiários do Auxílio Brasil, que voltará a ser chamado de Bolsa Família.
Apelidada de "PEC da Transição", o colunista disse que a negociação política para a aprovação da proposta será o desafio dos meses que antecedem a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Vamos ver como o mercado vai reagir e se essa será uma PEC de gastos ilimitados ou com um valor determinado. Segundo o Alckmin, a decisão do valor ficou para semana que vem, pois ainda acontecerá uma reunião com o Lula na segunda-feira", afirmou Bombig.
"Essa é a bola na marca do pênalti para o início do próximo governo. A negociação da PEC da Transição é apontada como vital para o início do terceiro mandato de Lula", concluiu.
Zambelli protagonizou episódio assustador e agora deixa o país, diz Bombig
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) confirmou, por meio de nota, que está viajando para os Estados Unidos. A parlamentar disse que não informou sobre a viagem porque está sem acesso às redes sociais.
Para o colunista Alberto Bombig, Zambelli poderia ter esperado um pouco mais para viajar. "Muita gente foi tirar férias e descansar depois das eleições, como o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, por exemplo. Mas, no caso da Zambelli, ela está viajando com uma investigação aberta", disse o jornalista.
"Não sei se era o melhor momento para fazer isso, ela poderia permanecer no Brasil e estar disponível [para a Justiça]", completou.
"O episódio em si é assustador. Vimos uma parlamentar correndo na rua movimentada com uma arma atrás de um cidadão. Isso choca todo mundo. Ela poderia ter tido o cuidado de permanecer aqui até que esse inquérito avançasse um pouco", concluiu Bombig.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.