Topo

PGR pede autorização do STF para colher depoimento de Carla Zambelli

A deputada federal Carla Zambelli e seu segurança perseguem homem negro na região dos Jardins, bairro nobre de São Paulo - Reprodução
A deputada federal Carla Zambelli e seu segurança perseguem homem negro na região dos Jardins, bairro nobre de São Paulo Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília

04/11/2022 16h11Atualizada em 04/11/2022 17h49

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal para colher o depoimento da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) sobre o fato de ela ter apontado uma arma contra um homem negro em São Paulo, na véspera do segundo turno. A ação foi filmada e repercutiu nas redes sociais.

A manifestação foi enviada ao ministro Gilmar Mendes, decano da Corte e relator dos pedidos de investigação contra Zambelli. Não há até o momento uma data para o eventual depoimento.

Nos pedidos enviados ao STF, advogados e a oposição pedem que a deputada seja investigada por diversos crimes, entre eles tentativa de homicídio, lesão corporal, perigo para a vida de terceiros e racismo —a deputada disse que o homem foi "usado" para "vir em cima de mim".

Também é cobrada uma apuração contra possível crime eleitoral com base na resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que restringiu o porte de armas por caçadores, atiradores e colecionadores nas 48 horas que antecedem o segundo turno.

Ontem, Zambelli viajou para os Estados Unidos e alegou, em nota, que não informou sobre a ida ao exterior porque está sem acesso às redes sociais por decisão da Justiça.