Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentino que fez live com mentiras sobre urnas tem conta retida no Twitter

Fernando Cerimedo, argentino que distorceu dados sobre as urnas - Reprodução/YouTube
Fernando Cerimedo, argentino que distorceu dados sobre as urnas Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em Brasília

06/11/2022 18h46Atualizada em 06/11/2022 19h01

O perfil do argentino Fernando Cerimedo foi suspenso no Twitter. A conta agora aparece com a mensagem de que ela foi retida no Brasil por determinação judicial - isso ocorre dois dias após ele divulgar uma live com suposto dossiê com informações falsas sobre a apuração das eleições brasileiras.

Assistido por mais de 400 mil pessoas, o vídeo com dados distorcidos foi amplamente divulgado entre aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), que perdeu para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno realizado no domingo passado (30). O UOL entrou em contato com o Twitter e aguarda manifestação.

Apoiador da família Bolsonaro, Cerimedo é responsável pelo canal "La Derecha Diário", do YouTube e diz ter ajudado na campanha do presidente em 2018. Ele também alega ter se encontrado com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pouco antes do segundo turno deste ano.

Cerimedo promoveu live com mentiras sobre as urnas. Em live na sexta-feira (4), Cerimedo alegou que outros modelos da urna eletrônica não teriam sido submetidos a testes de segurança - essa informação foi desmentida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Os equipamentos antigos já estão em uso desde 2010 (para as urnas modelo 2009 e 2010) e todos foram utilizadas nas Eleições 2018. Nesse período, esses modelos de urna já foram submetidos a diversas análises e auditorias, tais como a Auditoria Especial do PSDB em 2015 e cinco edições do Teste Público de Segurança (2012, 2016, 2017, 2019 e 2021)", disse o TSE.

Além disso, a urna é apenas o hardware, o equipamento. O software, responsável pela contagem dos votos, passou por uma vistoria no código-fonte, inclusive pelas Forças Armadas, durante todo o período eleitoral. O código-fonte foi então assinado digitalmente e lacrado - inclusive sob a presença dos militares.

Conta de Fernando Cerimedo foi retida no Twitter - Reprodução - Reprodução
Conta de Fernando Cerimedo foi retida no Twitter
Imagem: Reprodução

Bloqueios de contas no Twitter. A reprodução da live —gravada na Argentina, segundo Cerimedo— fez com que o deputado bolsonarista eleito Nikolas Ferreira (PL-MG) tivesse as contas do Twitter e do Instagram suspensas por divulgação de informações falsas.

Já hoje, o Twitter também suspendeu a conta do professor Marcos Cintra (União Brasil), ex-candidato a vice-presidente na chapa de Soraya Thronicke nas eleições deste ano, devido à divulgação de informações falsas levantando suspeitas em relação às urnas eletrônicas. O deputado federal e apoiador do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), Major Vitor Hugo também teve a conta suspensa por "ordem judicial".