Topo

Esse conteúdo é antigo

Fábio Faria: Bolsonaro está assimilando derrota. Bolsonarismo está vivo

Ministro das Comunicações, Fábio Faria - Agência Brasil
Ministro das Comunicações, Fábio Faria Imagem: Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 14h00

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou hoje, em entrevista ao jornal Valor Econômico, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) "está assimilando" a derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais e que o chefe do Executivo precisa desse "momento de reflexão" para decidir quais serão seus próximos passos.

"Eu acho que neste momento agora ele está assimilando, tentando entender o que aconteceu, o que ele vai fazer nos próximos dias para frente", disse Faria.

Apesar da derrota nas urnas, o ministro avalia que o revés não representa um fim para Bolsonaro ou para o bolsonarismo.

"O bolsonarismo está muito forte, está vivo [...] Mas eu acho que é um momento de dar a ele esse momento de reflexão. É um momento dele mesmo, de dar um tempo ao presidente. Depois que ele assimilar tudo, ele deve convocar os ministros para ter uma conversa", afirmou

Bolsonaro foi derrotado por Lula no final do mês passado. Ele buscava a reeleição e ficou em segundo lugar na corrida ao Palácio do Planalto, com 49,10% dos votos válidos (58.206.354 votos) — o petista ficou com 50,90%.

Após a vitória do ex-presidente, o atual mandatário ficou 44 horas sem se manifestar sobre o resultado das eleições e só quebrou o silêncio no dia 1º de novembro.

Em um pronunciamento no hall do Palácio da Alvorada, ele disse que "manifestações pacíficas são bem-vindas" —referindo-se aos bloqueios nas estradas promovidos por apoiadores desde domingo (30). Por outro lado, criticou atos de violência e disse que "o direito de ir e vir" da população deve ser preservado. A fala foi de cerca de dois minutos.

Após o discurso, coube ao ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), anunciar o início do processo de transição de governo.