Topo

Equipe de Lula acelera produção de texto inicial da PEC da transição

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) se encontro com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, em Brasília - Pedro França/Agência Senado
O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) se encontro com o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator-geral da Comissão Mista de Orçamento, em Brasília Imagem: Pedro França/Agência Senado

Do UOL, em Brasília

10/11/2022 12h46Atualizada em 10/11/2022 12h46

A equipe econômica do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reúne hoje para acelerar e finalizar uma primeira versão da minuta da PEC (proposta de emenda à Constituição) da transição.

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), deve se reunir na tarde de hoje com o relator-geral do Orçamento de 2023, senador Marcelo Castro (MDB-PI), para fechar a minuta.

Hoje, Lula reuniu líderes de 14 partidos no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) de Brasília, sede do gabinete de transição do governo.

Durante o evento, petistas relataram que estão focados em acelerar a entrega do texto para que o rito de aprovação da PEC possa seguir com celeridade.

Alckmin coordena a transição e as negociações pela PEC, que busca encontrar espaço no orçamento para garantir pagamento de Auxílio Brasil, que deve voltar a ser chamado de Bolsa Família, em R$ 600.

O senador Wellington Dias (PT-PI), que participa das negociações, foi questionado se o texto da PEC ficaria pronto hoje. "Precisa", respondeu.

Aloizio Mercadante, outro negociador pela PEC, confirmou que o objetivo é fechar a primeira versão do texto hoje, em reunião na parte da tarde.

O senador Marcelo Castro, relator do orçamento, afirmou que espera se encontrar hoje à tarde com a equipe de Lula.

"Nossa expectativa, como tivemos uma conversa na segunda-feira a tarde, é que a PEC já possa estar pronta. Então se tiver realmente, hoje a gente poderíamos ter um encontro", afirmou Marcelo Castro.