Topo

Esse conteúdo é antigo

Deputado do PL pede para PGR investigar viagem de Lula em avião particular

Do UOL, em São Paulo

15/11/2022 15h58Atualizada em 16/11/2022 08h34

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou um ofício na Procuradoria-Geral da República pedindo uma investigação sobre as "circunstâncias" da viagem do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um avião particular para o Egito, onde ocorre a COP27, a conferência sobre mudanças climáticas.

Lula chegou hoje à sede do encontro depois de viajar a bordo de um avião do empresário José Seripieri Junior, fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. A aeronave do modelo Gulfstream tem capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao país africano.

Sanderson, que é do mesmo partido do presidente Jair Bolsonaro, dirigiu seu questionamento ao procurador-geral, Augusto Aras.

"Sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência a instauração de investigação criminal com o objetivo de apurar o motivo e em que circunstâncias houve o empréstimo de aeronave particular do Sr. JOSÉ SERIPIRI JÚNIOR ao Sr. LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, para realizar viagem ao Egito", escreveu.

No ofício, ele afirma que o valor do aluguel de uma aeronave desse porte "gira em torno de US$ 10 mil a hora". "Trata-se de um fretamento milionário cujas circunstâncias merecem urgente apuração", escreveu.

Deputado Sanderson, do PSL-RS: revolta contra o Zorra, da Globo - Divulgação - Divulgação
Deputado Sanderson, do PL-RS
Imagem: Divulgação

"Passagem criminal." Ao afirmar que Lula —preso na Operação Lava Jato— e o empresário possuem "passagem criminal", o deputado lembrou que Seripiri Júnior fechou um acordo de delação premiada "com multa de R$ 200 milhões".

Em 2020, o empresário firmou um acordo de delação com o Ministério Público em que confessou o crime eleitoral de caixa dois em um caso envolvendo o senador tucano José Serra (SP).

Solicito a Vossa Excelência que sejam adotadas as medidas cabíveis para apurar o motivo e em que circunstâncias foi emprestada aeronave particular"
Ubiratan Sanderson, deputado federal

Amizade de Lula e Seripieri. Lula e Seripieri são amigos há cerca de dez anos. Durante a campanha eleitoral deste ano, o empresário promoveu jantares reservados em sua casa para tratar de programas de governo.

Entre os convidados, estiveram nomes como Cláudio Ermírio de Moraes, do grupo Votorantim, e o banqueiro Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco.

Alckmin explica viagem

Ontem, depois de divulgar alguns nomes que integrarão a transição de governo, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), precisou responder sobre a viagem de Lula no avião particular.

Questionado sobre o "empréstimo" da aeronave, Alckmin afirmou que o proprietário do avião também viajou com Lula.

"A informação que eu tenho é que [o avião] não é emprestado. O proprietário está indo junto", disse. "Não tem empréstimo. E estão indo mais pessoas: ex-governador, lideranças políticas e ambientais."