Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Jamil: Lula em jatinho atrapalha a mensagem de novo governo para o mundo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/11/2022 09h26

Na avaliação do colunista do UOL Jamil Chade, a viagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Egito para participar da COP27 em um jatinho particular do empresário José Seripieri Junior atrapalha a mensagem de recuperação da democracia e uma nova política que o novo governo deseja passar ao mundo. Apesar de não considerar a viagem um "crime", Jamil afirmou que houve falta de transparência na condução e explicação da viagem.

"O que nós não precisamos é falta de transparência, então [agora] é um momento de transparência total. Se não tinha outra opção teria que ter dito isso já de cara", começou dizendo durante participação no UOL News.

"Se não dava para ir pela FAB teria que ser dito isso, o governo de transição tem que ser transparente nisso. 'Não dava para ir pelo avião da FAB porque o governo não liberou'. 'Não dava para ir com avião de carreira por conta disso, daquilo ou de segurança'. Tem que ser explicado e não como uma reação e sim como uma postura, inclusive, de transparência", completou.

Jamil também avaliou como um "golaço" o fato de Lula estar participando do evento no Egito e afirmou que a viagem no avião de José Seripieri Junior não é um crime, mas também pontuou que a mensagem passada ao resto do mundo com essa viagem pode não ser a desejada e idealizada pelo novo governo.

"Se não houver uma conscientização de que atos como esse atrapalham a mensagem e você quer mostrar outra mensagem ao mundo, precisa montar uma outra estratégia de transparência e isso [a viagem] pode ter um impacto grande", finalizou.

Josias: 'Não é razoável que um presidente eleito do Brasil vá em um encontro em um jato privado'

"Não é razoável que um presidente eleito do Brasil vá a um encontro como esse em um jato privado. A única coisa que Lula não poderia fazer era ir em um avião privado. Não é aceitável que Lula tenha feito esse voo e foi um erro crasso. Foi um erro primário que uma pessoa com a experiência do Lula não poderia ter cometido", disse o colunista do UOL Josias de Souza sobre a ida de Lula ao Egito para a COP27.

Ele ainda pontuou que essa viagem não pode ser considerada um crime, uma vez que Lula ainda não está sujeito às leis que impedem um chefe de estado de aceitar favores de empresários, mas alertou que o petista terá que tomar cuidado em seu mandato.

"O Lula não pode aceitar favores de um empresário que opera no setor de saúde e que tem uma vasta rede de interesses no estado brasileiro. (...) ele vai ter que passar quatro anos vigiando a si mesmo para ver o que ele vai fazer com esse empresário".

'Extremamente cínico', diz Jamil Chade sobre críticas do ministro do Meio Ambiente a Lula

Joaquim Leite, ministro do Meio Ambiente, fez um discurso na plenária da COP27 ontem (15) criticando líderes políticos e empresários que foram para a conferência da ONU para mudanças climáticas com jatinhos particulares e depois querem cobrar redução de emissões de gases do efeito estufa.

Um dos líderes políticos que foi de jatinho até o evento é o presidente eleito Lula e, para Jamil, a fala do ministro foi extremamente infeliz.

"Sobre o ministro do meio ambiente, ele está sendo extremamente cínico em usar esse episódio e a questão em geral dos jatinhos", disse Jamil ao pontuar que é normal que líderes políticos importantes utilizem jatinhos para participarem de eventos internacionais.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: