Topo

PMs não são ouvidos em transição de Lula, diz diretor do Fórum de Segurança

Do UOL, em Brasília

17/11/2022 12h10Atualizada em 17/11/2022 15h38

Anunciada ontem pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), a equipe técnica da Segurança Pública na transição do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conta, por enquanto, com policiais estaduais. Há apenas um policial federal no grupo, Andrei Passos Rodrigues, delegado da Polícia Federal e responsável pela segurança pessoal do presidente eleito.

A ausência de policiais civis e militares estaduais na equipe de transição é vista como "um sinal muito ruim" pelo presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima. Em entrevista ao UOL, o especialista em segurança disse considerar os nomes anunciados "muito qualificados" e "importantes", mas afirmou que, na sua avaliação, a voz dos policiais militares "não está sendo ouvida".

Além do agente federal Andrei Passos Rodrigues, há advogados, políticos e acadêmicos entre os 16 membros da equipe da área de segurança.

O presidente do Fórum Brasileiro de Segurança elogia a nomeação dos especialistas em políticas públicas voltadas para o antirracismo e de advogados em defesa do direito penal. A nomeação de políticos, na visão de Renato Sérgio de Lima, também demonstra a importância que o tema deve ter ao longo do mandato de Lula.

Mas, na sua opinião, a falta de representantes de corporações estaduais é preocupante. Grande parte dos integrantes das PMs pelo Brasil se identifica como apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), principalmente os policiais de baixa patente, como praças. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública realizou um estudo sobre isso.

Para Lima, é um cenário no qual o novo governo Lula precisará atuar para manter boas relações com as tropas.

Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública - DANILO RAMOS/FBSP - DANILO RAMOS/FBSP
Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Imagem: DANILO RAMOS/FBSP

"O vice-presidente [eleito, Alckmin] disse que contará com a participação das polícias, mas não usou 'policiais'. Seja como for, o fato de uma possível lista com policiais sair depois é muito emblemática", afirma Lima.

A voz que está sendo ouvida não é a dos policiais. Todo problema da segurança pública que temos insistido nos últimos anos, como falar de carreira, lei orgânica, lei geral, estrutura de regimentos disciplinares, fica comprometido. O sinal é muito ruim"
Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Durante o anúncio, Alckmin prometeu que "todas as polícias serão chamadas a participar" do grupo técnico. Mas ainda não deu detalhes da participação dos grupos. A reportagem procurou a equipe de transição para um posicionamento e, caso ele seja enviado, o texto será atualizado.

Veja, abaixo, os integrantes do grupo de Justiça e Segurança Pública divulgados ontem:

  • Andrei Passos Rodrigues - Delegado da Polícia Federal
  • Camila Nunes - Doutora em Sociologia pela USP. Professora adjunta da UFABC e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo.
  • Carol Proner - Doutora em Direitos Humanos. Professora de Direito Internacional da UFRJ.
  • Cristiano Zanin - Advogado com especialização em Direito Processual Civil.
  • Flávio Dino - ex-juiz, ex-governador do Maranhão, Senador eleito pelo PSB/MA
  • Gabriel Sampaio - Advogado, foi Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça durante o governo Dilma Rousseff.
  • Jaqueline Sinhoretto - Doutora em Sociologia pela USP. Professora da UFSCar. Lidera o grupo de Estudos sobre Violência e Administração de Conflitos da UFSCar.
  • Márcio Elias Rosa - Procurador de Justiça aposentado, ex-secretário de Estado da Justiça de São Paulo e ex-presidente da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA).
  • Marco Aurélio Carvalho - Advogado especializado em Direito Público.
  • Marivaldo Pereira - Advogado. Ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Dilma Rousseff.
  • Marta Machado - professora da Fundação Getúlio Vargas
  • Omar Aziz - Engenheiro civil. Senador pelo AM.
  • Paulo Teixeira - Advogado. Deputado Federal PT/SP
  • Pierpaolo Cruz Bottini - professor de Direito Penal da USP. Foi Secretário da Reforma do Judiciário durante o primeiro mandato do presidente Lula.
  • Sheila Carvalho - advogada Internacional de Direitos Humanos, professora e ativista.
  • Tamires Gomes Sampaio: advogada, mestra em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural. Foi Secretária Adjunta de Segurança Cidadã em Diadema.
  • Wadih Damous - advogado. Ex-presidente da OAB/RJ. Ex-deputado Federal PT/RJ.