Topo

Equipe de transição oficializa saída de Mantega e nomeia Jilmar Tatto

Mantega deixou grupo de transição acusando adversários de querer tumultuar - Pedro Ladeira/Folhapress/27.out.2014
Mantega deixou grupo de transição acusando adversários de querer tumultuar Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress/27.out.2014

18/11/2022 12h51

O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da equipe de transição, formalizou a nomeação de novos nomes para o grupo e a saída do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. As informações foram publicadas em uma edição extra do DOU (Diário Oficial) ontem.

Mantega, integrante do grupo técnico de Planejamento, Orçamento e Gestão, pediu ontem para deixar a equipe de transição do governo Lula, a qual havia integrado de forma voluntária. A decisão foi revelada pela coluna de Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo, e confirmada pela assessoria de comunicação do governo de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em carta enviada a Alckmin, Mantega diz que aceitou trabalhar como colaborador não remunerado, sem cargo público, devido à punição imposta a ele pelo TCU (Tribunal de Contas da União), em 2014, nos episódios das chamadas "pedaladas fiscais", que desembocariam no impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).

Mesmo assim, disse o ministro, "essa minha condição estava sendo explorada pelos adversários, interessados em tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo. Diante disso, resolvi solicitar meu afastamento da Equipe de Transição, no aguardo de decisão judicial que irá suspender os atos do TCU que me afastaram da vida pública."

No grupo de Planejamento, Orçamento e Gestão estão agora:

  1. Antônio Correia de Lacerda, presidente do Conselho Federal de Economia
  2. Élvio Lima Gaspar, especialista em Planejamento Urbano e Regional
  3. Enio Verri (PT-PR), deputado federal, economista e professor
  4. Esther Dweck, economista e professora da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
  5. Márcio Gimene, presidente da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento
  6. Márcio Pochman, ex-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)

Reforços. Além dos nomes que já haviam sido divulgados e agora foram formalizados, o DOU trouxe o nome de outras pessoas que farão parte da transição, como o de Jilmar Tatto (PT-SP), deputado federal eleito. Ele fará parte do grupo de Cidades.

O grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome ganhou reforço de Patrus Ananias, ex-ministro de Desenvolvimento Agrário no governo de Dilma.

As equipes de Direitos Humanos; Mulheres; Indústria, Comércio e Serviço; Cidades; Esporte; Infraestrutura; Desenvolvimento Regional também ganharam novos integrantes.