Topo

Esse conteúdo é antigo

Após adiar viagem para poupar voz, Lula estará no DF na 2ª, diz Mercadante

16.nov.22 - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - MOHAMED ABD EL GHANY/REUTERS
16.nov.22 - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Imagem: MOHAMED ABD EL GHANY/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

25/11/2022 11h24Atualizada em 25/11/2022 13h01

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se recupera de uma cirurgia de retirada de uma lesão na garganta, trabalhará da sede do governo de transição em Brasília a partir da próxima segunda-feira (28), disse hoje o ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador dos grupos temáticos da equipe.

A agenda oficial do petista deve ser fechada neste fim de semana, mas, segundo o UOL apurou com a equipe do governo se transição, a expectativa é que Lula chegue ao Distrito Federal na própria segunda.

Nesta semana, Lula havia cancelado a viagem prevista à capital federal para poupar a voz. Em entrevista à revista Veja, o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico do petista, afirmou que o presidente eleito está "muito bem" após o procedimento médico ao qual foi submetido.

"Foi rápido e um sucesso. A lesão não está mais lá. Era algo benigno e a herança mostrou ausência de qualquer malignidade", afirmou Kalil, acrescentando que Lula precisará respeitar um repouso de voz durante alguns dias.

Atualmente, todas as equipes que trabalham na transição do governo atuam no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), em Brasília.

Mercadante fez a declaração durante uma entrevista coletiva do GT (Grupo de Trabalho) da Saúde, que avalia informações a respeito do enfrentamento ao coronavírus e outros tópicos nas semanas antes da posse de Lula, marcada para 1º de janeiro de 2023.

Segundo o ex-ministro, a intenção é que haja informações sobre cada GT todos os dias até a conclusão do relatório final, a ser divulgado em dezembro.