Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro não participa de cúpula do Mercosul e vai enviar Mourão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) no último pronunciamento à imprensa, em 1° de novembro - REUTERS/Adriano Machado
O presidente Jair Bolsonaro (PL) no último pronunciamento à imprensa, em 1° de novembro Imagem: REUTERS/Adriano Machado

Do UOL, em São Paulo

01/12/2022 12h10Atualizada em 01/12/2022 12h26

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não participará da Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que acontece na próxima terça (6) em Montevidéu, no Uruguai. O Brasil será representado pelo vice-presidente, o senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos), e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França.

Desde que perdeu a eleição, em 30 de outubro, o presidente fez poucas aparições públicas e diminuiu a presença nas redes sociais. Mais cedo, ele iniciou o último mês do seu governo com uma cerimônia militar em Brasília, mas não discursou.

A última vez que Bolsonaro falou à imprensa foi em 1° de novembro, 45 horas depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) proclamou o resultado das urnas. Ele não reconheceu a derrota, e terceirizou para o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), a autorização para o começo da transição.

O presidente chegou a ficar 20 dias sem ir ao Palácio do Planalto, seu local de trabalho. Nesse período, despachou e recebeu aliados no Alvorada, a residência oficial. De acordo com o general Braga Netto, candidato a vice na chapa de Bolsonaro à reeleição, a ausência foi causada por uma erisipela, um tipo de infecção de pele que causa feridas inflamadas e dolorosas.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República questionando o motivo da ausência de Bolsonaro na Cúpula do Mercosul. Caso haja resposta, o texto será atualizado.