Topo

Esse conteúdo é antigo

Bombig: Lula deve usar Casa Civil para sinalizar que PT não governa sozinho

Colaboração para o UOL, em Maceió

02/12/2022 13h08

O colunista do UOL Alberto Bombig avaliou que a decisão do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em não indicar a deputada federal e presidente do partido, Gleisi Hoffmann, para comandar a Casa Civil, é um indicativo de que ele deverá entregar o cargo para algum outro aliado, como sinal de que seu novo governo não ficará restrito aos petistas em postos importantes.

No UOL News, Bombig analisou a coletiva de imprensa de Lula hoje, em Brasília, quando o petista confirmou que Gleisi permanecerá na Câmara dos Deputados e à frente do PT, e não ocupará nenhum ministério. O colunista apontou que, sem a parlamentar na Casa Civil, abre "uma vaga importante" no futuro governo.

"Entendi que essa vaga poderá ser ocupada por alguém de fora do PT, porque se não vai a presidente do PT, qualquer outro petista que ocupar essa vaga vai ficar uma situação estranha. Vai criar ruído lá dentro", declarou o colunista.

"Me parece que Lula, para ter uma melhor interlocução com o Congresso, pode ter deixado a Gleisi comandando o partido e usará a Casa Civil para acomodar algum [outro] aliado, e de alguma maneira, dá uma sinalização para a base governista de que o PT não dará sozinho as cartas na situação política do novo governo", completou.

Por fim, Alberto Bombig ressaltou que Gleisi Hoffmann foi "extremamente importante em todo o processo vivido pelo Lula nos últimos anos, sempre ao lado e solidária" ao petista.

Na coletiva, Lula não anunciou o nome de nenhum ministro do seu futuro governo, mas disse que tem "80% do ministério na cabeça".

Madeleine: Abatimento de Bolsonaro é mimimi

No UOL News, a colunista Madeleine Lacsko falou sobre os rumores de abatimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) após a derrota para Lula.

Segundo Madeleine, Bolsonaro deve se portar "feito homem" e, caso esteja se sentindo mal psicologicamente, deveria se afastar do cargo e passar as atribuições de sua função ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

"Odeio falar de abatimento de presidente. Liberaram o mimimi agora na direita? Não tem abatidinho! Ele não quis ser presidente da República? Ele não fez tudo o que ele fez? Assuma feito homem. Está ruim psicologicamente? Se afasta, renuncia. Passa para o Mourão, tira uma licença de saúde. É ridículo! Não era contra o mimimi até ontem? Agora fica chorando pelos cantos", falou a colunista.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: