Topo

Lula se encontra com Múcio e Dino e deve anunciar quatro ministros amanhã

Quem deve ser anunciado amanhã; Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) - Reprodução
Quem deve ser anunciado amanhã; Fernando Haddad (Fazenda), José Múcio (Defesa), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil) Imagem: Reprodução

Do UOL, em Brasília

08/12/2022 14h31Atualizada em 08/12/2022 19h38

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve anunciar pelo menos quatro ministros do futuro governo amanhã (9), informaram ao UOL fontes próximas ao petista.

Em meio à pressão de diferentes setores para que o anúncio seja feito o quanto antes, Lula tinha a expectativa de soltar os nomes a partir da semana que vem, mas decidiu adiantar os já fechados.

Segundo aliados, os nomes anunciados serão:

  • Fernando Haddad (PT), ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, na Fazenda, com o desmembramento do Ministério da Economia;
  • José Múcio, ex-ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), na Defesa;
  • Flávio Dino (PSB-MA), senador eleito, na Justiça, desmembrada de Segurança Pública;
  • Rui Costa (PT), governador da Bahia, na Casa Civil.

Os prováveis anunciados já foram informados hoje. O presidente eleito se encontrou pela manhã com Múcio e Dino no hotel em que está hospedado na capital federal, e Haddad visitou o ministro da Economia, Paulo Guedes. Dino chegou a afirmar que voltaria para São Luís na tarde desta quinta, mas, após a conversa com Lula, permaneceu na capital federal

A decisão do presidente eleito foi fechada durante reunião do diretório nacional do PT, na sede do partido, no início da tarde de hoje, em Brasília. Lula participou por vídeo.

O presidente eleito Lula participa de reunião com sindicalistas no CCBB, em Brasília - FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
O presidente eleito Lula participa de reunião com sindicalistas no CCBB, em Brasília
Imagem: FáTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente deve começar amanhã [8] a divulgar [os nomes]. Ele acabou de me chamar para, no final da tarde, a gente conversar porque está querendo pelo menos amanhã anunciar alguns nomes de ministros. Não sei o que ele está pensando, vou ver com ele."
Gleisi Hoffmann, presidente do PT

A expectativa era que o primeiro bloco de nomes fosse anunciado na próxima terça (13), um dia após a diplomação e Lula no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

"Mas ele acha que tem muita especulação, muita coisa. Então, aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele está querendo divulgar amanhã", explicou Gleisi.

O presidente eleito marcou uma entrevista coletiva para a manhã de sexta, na sede do gabinete de transição, no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) de Brasília.

É possível que mais um nome ainda seja anunciado. Há pelo menos outros quatro candidatos fortes para as pastas:

  • Senadora Simone Tebet (MDB-MS) no novo Ministério de Desenvolvimento Social
  • Ex-chanceler Mauro Vieira de volta ao Itamaraty
  • Deputada eleita Marina Silva (Rede-SP) de volta ao Ministério do Meio Ambiente
  • Deputado Alexandre Padilha (PT-SP) de retorno ao Ministério de Relações Institucionais.

Xadrez político. Sem confirmar oficialmente nenhum nome até agora, o futuro governo precisa ainda lidar com alguns impasses —e, segundo lideranças próximas, o ideal é que tudo fosse resolvido até o primeiro grande anúncio.

Combinamos, entre nós [PT], que a gente vai levar para o presidente uma plêiade de nomes. Não é 'esse aqui tem de ser aqui', nós temos quadros a disposição, gente com capacidade, com condições e achamos que essas áreas são as áreas que o PT pode contribuir mais."
Gleisi Hoffmann