Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula fará lives semanais após posse, diz Janones

21.out.22 - Em seu perfil no Facebook, Janones abriu live com o ex-presidente Lula - Reprodução
21.out.22 - Em seu perfil no Facebook, Janones abriu live com o ex-presidente Lula Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/12/2022 07h52Atualizada em 13/12/2022 08h07

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja fazer lives semanais a partir de janeiro, quando assume a Presidência. A informação foi dada pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) à colunista Bela Megale, do jornal O Globo.

"Estive com o presidente na semana passada e ele me disse que vai fazer lives, semanalmente. Disse que vai fazer valer cada live que realizamos juntos e que manterá essa comunicação direta com as pessoas", afirmou Janones.

Durante a campanha eleitoral, Lula e Janones chegaram a fazer uma live com 87 mil visualizações simultâneas. O deputado disputava o Palácio do Planalto, mas retirou sua candidatura e se tornou um dos coordenadores da estratégia digital da campanha de Lula para fazer frente à campanha de Bolsonaro e agora está no grupo de transição.

Como funcionam as lives de Bolsonaro. A transmissão ao vivo é uma marca da gestão de Jair Bolsonaro (PL) desde março de 2019. Nas transmissões, o presidente tratava de assuntos que considerava relevantes para a semana, comentava notícias lidas sempre em papéis impressos, falava de novos projetos de sua equipe, e usava o espaço também para ataques a adversários.

Bolsonaro abandonou as lives e publicações nas redes sociais após a derrota nas urnas. O último vídeo ao vivo é do dia 27 de outubro, três dias antes do segundo turno eleitoral. Em seu canal do YouTube, as transmissões ao vivo foram substituídas por materiais previamente gravados e que destacam feitos de sua gestão.

No dia 2 de novembro, ele publicou uma gravação de 2 minutos e 40 segundos, em que pediu para caminhoneiros liberarem as rodovias.