Topo

Live de Janones com Lula atrasa, tem queda de sinal e críticas a Guedes

Janones faz live com Lula após evento em Minas - Reprodução/Facebook
Janones faz live com Lula após evento em Minas Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

21/10/2022 21h05Atualizada em 21/10/2022 21h53

A live do deputado André Janones (AV-MG) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na noite desta sexta-feira (21) atrasou mais de uma hora, teve problemas na transmissão e registrou 87 mil visualizações simultâneas.

Os dois trataram de economia, criticaram a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), o ministro Paulo Guedes, e o petista apresentou propostas para as classes média e baixa. A transmissão, anunciada nesta manhã nas redes sociais do deputado, foi gravada diretamente de Juiz de Fora (MG), onde o candidato cumpriu agenda.

Janones é um dos coordenadores da estratégia digital da campanha de Lula e chamou a live para criticar proposta Guedes divulgada hoje pelo jornal Folha de S.Paulo. A reportagem indica um plano que deve ser apresentado em caso de reeleição do presidente e prevê não reajustar o salário mínimo pela inflação. "Bolsonaro vai diminuir salários, aposentadorias, auxílio emergencial, BPC", dizia o título da transmissão.

Reajuste do salário. O objetivo da transmissão era falar diretamente com as classes C e D, principal público de Janones no Facebook. Por isso, discutiram sobre salário mínimo, aposentadoria, poder de compra e inflação, com muitas críticas a Bolsonaro e Guedes.

"Esse pessoal na rede social está clamando por uma ajuda. Vamos de forma bem rápida: o senhor, como presidente da República, vai impedir que reduza o valor do salário mínimo, das pensões?", questionou Janones, levantando para Lula cortar.

"Além de não permitir redução, foi no período de governo que o aumento do salário mínimo foi de 74%. A gente dava a correção, que é inflação, e depois a gente dava a média do crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] dos últimos dois anos", respondeu o petista.

É irresponsabilidade do ministro Guedes falar uma coisa dessa. Eles acham que aposentados, pensionistas e pessoas que recebem BPC [Benefício de Prestação Continuada] são um peso, são um fardo nas costas do país."
Lula, em live com Janones

Lula voltou a prometer que o salário vai ter aumento proporcional à economia, como tem feito quase diariamente em seus discursos. "Se crescer 2%, vai ter [aumento de] 2%. Se crescer 10%, vai ter de 10%", disse.

Desde que entrou para a campanha, quando desistiu da própria candidatura, em agosto, Janones tem procurado conectar a campanha lulista com as classes média e baixa por meio das redes sociais. Dessa vez, não exploraram a fala de Guedes à toa.

"Moral da live: aposentados fiquem tranquilos, pensionistas fiquem tranquilos, mães solo fiquem tranquilas, quem está com dificuldade de colocar comida na mesa fiquem tranquilos que o salário não vai diminuir", concluiu Janones, prometendo que será "fiscal" de um eventual governo petista.

Quem sabe faz ao vivo. Janones anunciou a live para as 19h e convocou os militantes para ultrapassar 25 mil visualizações simultâneas. Nesta semana, as participações de Lula e Bolsonaro em podcasts viraram batalhas por audiência.

A transmissão do deputado mineiro começou por volta das 20h10 —aparentemente, no aeroporto. Segundo Janones, houve atraso na caminhada de Lula em Juiz de Fora. A assessoria petista diz que o cortejo saiu mais tarde por causa da chuva na cidade mineira.

Logo no início da live, sob reclamações de problemas no áudio, Janones tentou mexer no aparelho e a transmissão ficou muda. Ao lado do ex-presidente, confuso, a live teve de ser reiniciada. Às 20h33, atingiu 87 mil visualizações simultâneas. Inicialmente, foram seis minutos até o sinal cair. Depois, mais de 29 minutos de conversa.

Os dois vão ainda nesta noite para Belo Horizonte —na manhã de sábado, farão caminhada na região metropolitana. Durante o dia, participaram de atos em Teófilo Otoni (MG) e Juiz de Fora.