Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula vai ampliar número de ministérios de 23 para 37, diz Rui Costa

09.dez.2022 - Rui Costa, indicado por Lula para ser ministro-chefe da Casa Civil - TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
09.dez.2022 - Rui Costa, indicado por Lula para ser ministro-chefe da Casa Civil Imagem: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

17/12/2022 14h55

O terceiro mandato do presidente eleito Lula (PT) terá 37 ministérios, afirmou hoje o futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa. Hoje, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 23 ministérios.

Ao final, serão 37 ministérios por determinação do presidente da República. Isso está sendo feito sem haver a ampliação de cargos. Como diz o ditado, é fritar o porco com a própria banha.
Rui Costa, governador da Bahia, anunciado ministro da Casa Civil no governo do presidente eleito Lula

O anúncio foi feito por Costa após uma reunião com Lula em Brasília. Segundo o governador da Bahia, o aumento na quantidade de pastas não vai significar mais gastos para os cofres públicos.

Nós vamos buscar melhorar a representatividade através dos ministérios com o simbolismo, sem, com isso, implicar em aumento do gasto público, mas focando em melhorar a gestão pública.

Áreas compartilhadas entre ministérios. Ainda segundo o futuro ministro, o aumento de ministérios sem crescimento nas despesas vai ser possível pelo "compartilhamento" de áreas de trabalho que, na avaliação do novo governo, possuem uma atuação "transversal".

Ministérios mais garantidores de políticas transversais, como o das mulheres e dos povos originários, serão mais compartilhados. Não são ministérios executores.