'Não temos tarefa fácil pela frente', diz Lula após relatório da transição
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre os resultados de um relatório em que o gabinete de transição aponta "inúmeros retrocessos e desmontes" provocados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).
"Não teremos uma tarefa fácil pela frente. A partir do dia 1° de janeiro, trabalharemos dia e noite para honrar nosso compromisso de reconstruir o Brasil", afirmou o petista por meio de suas redes sociais.
O que diz o relatório? Produzido por 32 grupos técnicos, coordenado pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) em parceria com o ex-ministro Aloizio Mercadante, o documento aponta que o desmatamento no Brasil aumentou 49% de 2019 a 2022 e que Bolsonaro reduziu os recursos da cultura em 90%.
Na educação, o dossiê indica que, nos últimos três anos, o número de crianças que não conseguem ler ou interpretar textos foi de 50% para 70%.
O levantamento também aponta deficiências do governo Bolsonaro em áreas como desenvolvimento social, proteção a mulheres vítimas de violência doméstica, habitação, infraestrutura e meio ambiente.
N área de transparência, segundo o documento, 26,5% dos pedidos de acesso à informação requisitados ao governo federal, com base na Lei de Acesso à Informação, foram negados por decretação de sigilo -número quatro vezes superior às gestões de Dilma Rousseff (PT) e Michel temer (MDB).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.