Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula fecha equipe e Bolsonaro tem de explicar indulto: o dia em Brasília

Lula ao lado de futuros ministros do novo governo - Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula ao lado de futuros ministros do novo governo Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 20h51

O novo governo vai contar com 37 ministérios —na lista desta quinta (29), pouco antes da posse, apareceram algumas surpresas e outros nomes já ventilados como o da senadora eleita Marina Silva (Rede-SP). Já Bolsonaro tem 48 horas para explicar o indulto de Natal oferecido aos PMs do massacre do Carandiru.

O que aconteceu hoje em Brasília:

Número recorde de ministérios. O governo Lula superará o total de pastas da gestão Dilma Rousseff (PT). Ao todo, o petista nomeou 11 mulheres e 26 homens.

Entre os escolhidos há políticos que já eram aliados do futuro presidente, do mesmo partido que Sergio Moro (União Brasil-PR) e parlamentares que votaram a favor do impeachment de Dilma.

Conflito entre PM e Exército. Reportagem publicada pelo UOL mostrou que o acampamento de bolsonaristas no QG continua após uma operação frustrada.

O acordo era de que a Polícia Militar acompanharia os agentes do DF Legal. Mas na hora da retirada das barracas houve uma divergência entre representantes da corporação e do Exército.

Morte do Rei do Futebol. Líderes mundiais lamentaram o falecimento de Pelé nas redes sociais horas antes do presidente de República. No fim do dia, Bolsonaro publicou um post e decretou luto oficial por três dias.