Esse conteúdo é antigo
Pelé foi alvo de relatório da ditadura por criticar demora em liberar filme
Um documento produzido pela Polícia Federal em abril de 1980 critica Pelé por reclamar da demora na liberação de "Os Trombadinhas", filme com sua participação então recém-lançado.
O que aconteceu?
- Pelé disse que a censura havia retido o filme por quase oito meses --em entrevista à TV Itapuan, gravada em Salvador, em 14 de abril de 1980;
- O relatório foi disparado, atribuindo as falas do atleta à suposta "pouca aceitação" da obra;
- O documento afirma ainda que a demora poderia "fazer despertar o interesse pelo produto e aumentar o resultado de bilheteria".
Do que trata o filme?
Em "Os Trombadinhas", um empresário convida Pelé a participar de uma campanha para resolver o problema de crianças e adolescentes que praticavam furtos no Centro de São Paulo. O desenrolar da história revela uma rede exploração de menores para cometimento de crimes.
Que outros detalhes traz o documento?
- De acordo com o relatório, o filme havia sido entregue para análise da censura em 29 de maio de 1979 e liberado em 21 de junho de 1979;
- Segundo o documento, Pelé e outros membros do elenco do filme estiveram na sede da censura durante o processo de liberação da obra;
- A intenção da visita era pedir que o filme fosse liberado sem restrição etária. Mas, para isso, censura exigiu que palavras como "bosta", "bunda" e "corno" fossem suprimidas;
- De acordo com o documento, a produção do filme aceitou sugestões a princípio, mas voltou atrás depois e desistiu dos cortes --o que levou obra a ser liberada apenas para maiores de 14 anos.
O que é importante lembrar?
Documentos produzidos pelo Estado durante a ditadura apresentam vieses e, eventualmente, informações falsas, em função do contexto em que foram elaborados —conforme apontam historiadores e outros estudiosos do tema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.