Topo

Esse conteúdo é antigo

Em nota de pesar, Presidência diz que Pelé 'elevou o nome do Brasil'

Pelé, o Rei do Futebol - Reprodução/Instagram
Pelé, o Rei do Futebol Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

29/12/2022 17h59Atualizada em 29/12/2022 20h04

A mensagem, divulgada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social), diz que "o Presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento".

À noite, foi decretado luto oficial de três dias pela morte de Pelé. O ex-jogador morreu hoje aos 82 anos.

Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou."
Nota da Secom sobre Pelé

Fã de futebol, Bolsonaro quebrou o silêncio nas redes sociais pouco tempo depois e fez um post de homenagem, afirmando Pelé "transformou o futebol em arte e alegria."

Os filhos de Bolsonaro também homenagearam Pelé nas redes. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desejou que "Deus receba em sua infinita bondade o maior atleta de todos os tempos".

"O maior jogador da história do futebol nos deixou! Descanse em paz, Rei! Muito obrigado pelas alegrias que trouxe ao país! Meus sentimentos aos amigos, familiares e torcedores!", escreveu o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) também manifestou seu luto nas redes. "Nosso Edson Arantes do Nascimento, o eterno Pelé, leva consigo um pouco da alegria de todos os brasileiros. O futebol brasileiro fica mais triste".

Mais cedo, o presidente eleito Lula (PT) lamentou a morte de Pelé e que "nunca houve um camisa 10 como ele".

Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi o Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show. Porque quando pegava na bola ele sempre fazia algo especial, que muitas vezes acabava em gol. Confesso que tinha raiva do Pelé, porque ele sempre massacrava o meu Corinthians. Mas, antes de tudo, eu o admirava. E a raiva logo deu lugar à paixão de vê-lo jogar com a camisa 10 da Seleção Brasileira."
Lula sobre Pelé

O ex-jogador morreu após um período de internação no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Edson Arantes do Nascimento teve complicações de um câncer no cólon e morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa seis filhos.

O velório de Pelé acontecerá na Vila Belmiro, estádio que foi sua casa durante 18 anos. Ele será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos, onde o Rei do futebol tinha um espaço reservado desde 2003.