Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula posta 'Tá na hora do Jair já ir embora', mas volta atrás e apaga

Bolsonaro pretende ficar nos Estados Unidos até o fim de janeiro de 2023 - Reprodução
Bolsonaro pretende ficar nos Estados Unidos até o fim de janeiro de 2023 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

30/12/2022 15h16Atualizada em 30/12/2022 17h38

A postagem foi feita por Lula quase uma hora depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) ter deixado o Brasil no seu penúltimo dia de mandato. Mas, no final da tarde, o vídeo já não aparecia mais. Questionada pelo UOL, a assessoria de Lula disse que o post "foi reavaliado e [foi] decidido apagar o tweet".

A música "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora" viralizou durante o segundo turno das eleições e postagem de Lula continha apenas um clipe da música, sem texto algum.

Lula apagou post com música "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora" - Reprodução - Reprodução
Lula apagou post com música "Tá na Hora do Jair Já Ir Embora"
Imagem: Reprodução

Bolsonaro deve chegar em Orlando, nos Estados Unidos, pouco antes das 20h. O voo da FAB (Força Aérea Brasileira de Brasília) com o presidente rumo aos Estados Unidos decolou às 14h02 desta sexta-feira. A informação de que ele deixaria hoje o Brasil foi antecipada pela colunista do UOL Carla Araújo.

Bolsonaro não irá cumprir o ritual de passar a faixa presidencial para Lula nem participar das solenidades da posse. Quando assumiu o mandato em 1º de janeiro de 2019, ele recebeu a faixa do ex-presidente Michel Temer (MDB).

O penúltimo dia de Bolsonaro na Presidência da República em três atos:

  • Pela manhã, uma portaria foi publicada no Diário Oficial liberando uma equipe de segurança para uma missão nos Estados Unidos;
  • Às 10h, Bolsonaro fez uma live onde criticou atos terroristas e chorou;
  • Às 14h02, foi registrada a decolagem da aeronave da FAB.

Bolsonaro ficará nos Estados Unidos até o fim de janeiro, conforme foi publicado no Diário Oficial da União hoje. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em viagem a Miami, nos Estados Unidos, entre os dias 1º a 30 de janeiro de 2023.

Na última quarta-feira, uma equipe responsável por preparar a chegada de Bolsonaro já havia desembarcado em Miami.

Live teve críticas ao "ato terrorista no aeroporto de Brasília", defesa do próprio mandato e choro de Bolsonaro ao pedir calma aos apoiadores a partir de 1º de janeiro: "Não tem tudo ou nada".

O presidente alfinetou o futuro governo ao dizer que "o quadro a partir de 1º de janeiro não é bom" e que muitos eleitores de Lula já estariam "arrependidos".

Comparem os meus ministros com os de governos anteriores. Comparem com os indicados do nosso opositor."

As falas foram mal recebidas por apoiadores e alguns se mobilizaram em frente ao Palácio da Alvorada, em Brasília, de onde Bolsonaro fez a entrada ao vivo hoje pela manhã.

Antes do pronunciamento começar, os bolsonaristas se juntaram em uma roda e, de mãos dadas, rezaram a oração do Pai Nosso em voz alta.

Assim que o presidente terminou a transmissão, o tempo fechou e uma forte chuva atingiu a região. A grande maioria dos manifestantes foi embora, mas poucos decidiram ficar.