Topo

Arma especial usada pela PF derruba drone sobre Esplanada na posse de Lula

Agente da Polícia Federal anda com arma antidrone antes da cerimônia de posse do presidente Lula em Brasília - CARL DE SOUZA / AFP
Agente da Polícia Federal anda com arma antidrone antes da cerimônia de posse do presidente Lula em Brasília Imagem: CARL DE SOUZA / AFP

Colaboração para o UOL

01/01/2023 16h06

Um drone que sobrevoava sem permissão a área da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, durante a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi abatido na tarde de hoje por um agente da Polícia Federal graças ao uso de uma arma especial chamada DroneGun Tactical.

O aparato, extremamente tecnológico e com aparência futurista, consegue cortar o sinal de drones de qualquer marca ou modelo. A DroneGun emite uma frequência que interrompe a comunicação entre o drone e quem o pilota.

Com o sinal cortado, o agente da PF conseguiu, segundo informou a corporação, controlar o aparelho e pousá-lo em um local seguro. O dispositivo permite ainda que os agentes localizem o piloto, acionando uma função que faz o aparelho voltar ao local de partida.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações do Brasil) aprovou o uso da DroneGun Tactical em setembro. A fabricante da arma, a australiana Drone Shield, diz que o equipamento consegue afastar drones de diversos tamanhos a mais de 1 km de distância. Ela pode ser utilizada por até duas horas seguidas com apenas uma única recarga.

O amplo esquema que garante a segurança da cerimônia de posse envolve cerca de 700 policiais federais, esquadrão antibombas, agentes à paisana, snipers e barreiras antidrones.

O UOL solicitou mais detalhes à Polícia Federal sobre a operação que foca na derrubada de drones invasores, mas até o momento não houve retorno da corporação.