Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula diz que responsabilidade por 'genocídio' na pandemia não ficará impune

Lula discursa ao tomar posse ao lado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira - Jacqueline Lisboa/Reuters
Lula discursa ao tomar posse ao lado dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira Imagem: Jacqueline Lisboa/Reuters

Do UOL, em São Paulo

01/01/2023 15h59Atualizada em 01/01/2023 18h25

Em discurso de posse no Congresso na tarde de hoje, o presidente Lula disse que a responsabilidade pelo que chamou de genocídio durante a pandemia do coronavírus "será apurada".

O período que se encerra foi marcado por uma das maiores tragédias da História. A pandemia de covid-19. Em nenhum outro país, a quantidade de vítimas fatais foi tão alta proporcionalmente à população quanto no Brasil. Um dos países mais preparados para enfrentar as emergências sanitárias, graças à competência do nosso Sistema Único de Saúde e da competência de vacinação do nosso povo. Este paradoxo só se explica pela atitude criminosa de um governo negacionista, obscurantista, insensível à vida, a responsabilidade por esse genocídio hão de ser apuradas e não devem ficar impunes."
Lula

Diferentemente do que afirmou Lula, o Brasil tem a sétima maior taxa de mortes por 100 mil habitantes em todo o mundo, segundo apurou a Folha de S.Paulo.

Durante o período mais crítico da pandemia, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e integrantes de sua gestão desacreditaram as vacinas e defenderam o uso de medicamentos sem comprovação científica contra a doença.

Ao longo de seu discurso, Lula:

  • manifestou solidariedade aos familiares das quase 700 mil vítimas da covid-19
  • chamou o teto de gastos de "estupidez" e prometeu revogar a medida
  • falou em recompor o orçamento da saúde para "garantir assistência básica, a farmácia popular, promover acesso à medicina especializada"

Lula tomou posse para seu terceiro mandato como presidente da República ao lado do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB).

Veja o discurso completo de Lula na posse