Topo

Esse conteúdo é antigo

Lula faz primeira reunião no Planalto, em meio a mudanças pós-Bolsonaro

Primeiro agenda do presidente Lula no Palácio do Planalto, com ministro Alexandre Padilha. - Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Primeiro agenda do presidente Lula no Palácio do Planalto, com ministro Alexandre Padilha. Imagem: Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

Do UOL, em Brasília

04/01/2023 11h43Atualizada em 04/01/2023 13h04

Lula fez hoje a primeira agenda oficial como presidente no Palácio do Planalto em seu terceiro mandato. Ele se reuniu com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

O presidente está despachando no Planalto desde ontem (3) à tarde, depois que o palácio passou por uma varredura de praxe da PF (Polícia Federal).

A inspeção, feita pela PF sempre que há troca de mandatos, busca principalmente escutas ou eventuais problemas de infraestrutura. A varredura começou pelo terceiro andar, onde fica a presidência, e deverá passar por todo o prédio ainda nesta semana.

Pessoas próximas relataram ao UOL que Lula não gostou de algumas mudanças feitas por Jair Bolsonaro (PL) e pediu algumas mudanças, que estão sendo realizadas.

Também houve um problema em relação a fechaduras. A antiga administração teria deixado algumas portas de acesso trancadas, sem chave, e o novo grupo teve de realizar a troca.

O mesmo procedimento também será feito no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Por enquanto, Lula segue hospedado em um hotel na Asa Sul, sem previsão para que se mude.

Ainda segundo apuração do UOL, durante a transição, o general Augusto Heleno —ex-ministro-chefe de Segurança Institucional— teria oferecido todo o equipamento de informática, com computadores instalados e ligados à internet. Mas a equipe da transição preferiu rejeitar tudo.

Os assessores de Lula trouxeram máquinas próprias e contrataram uma rede de wifi à parte. Mudanças semelhantes devem acontecer também no Planalto e no Alvorada.