Topo

Quem liberou Esplanada para golpistas? O que falta saber sobre a invasão

8.jan.2023 - Bolsonaristas radicais invadiram sedes dos três Poderes, em Brasília                               - AFP
8.jan.2023 - Bolsonaristas radicais invadiram sedes dos três Poderes, em Brasília Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

09/01/2023 13h04

?

A invasão terrorista de bolsonaristas às sedes dos três Poderes em Brasília deixou uma série de perguntas ainda sem respostas. A maioria delas sobre o uso das forças de segurança, tanto do Distrito Federal quanto do Palácio do Planalto. Veja o que falta esclarecer:

  • Por que a guarda presidencial não reagiu ao ataque ao Planalto?

A Guarda Presidencial só foi acionada quando bolsonaristas já estavam invadindo o Palácio do Planalto. A função da Guarda Presidencial, que é uma divisão do Exército, é fazer a segurança das principais instalações do governo federal e do Comando do Exército.

  • Quem liberou a Esplanada para os golpistas?

Vídeos mostram a Polícia Militar do DF escoltando o cortejo dos bolsonaristas até a Praça dos Três Poderes, enquanto eles gritam o lema fascista "Deus, pátria, família e liberdade". Os terroristas ultrapassaram a barreira de segurança da Esplanada em direção à Praça dos Três Poderes.

  • Por que a Força Nacional não agiu na véspera?

No sábado (7), o ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou o uso da Força Nacional em Brasília para evitar protestos violentos na Esplanada dos Ministérios. Dois dias antes da invasão, a PM do DF também foi orientada a impedir que extremistas entrassem na Praça dos Três Poderes.
Horas antes da invasão, o Ministério da Justiça informou ao UOL que a Força Nacional ainda não havia ido para a rua, mas que estava de "prontidão" em caso de necessidade.
  • Agentes da PM foram presos?

Diversos vídeos dos atos terroristas mostram a complacência de agentes da polícia militar. Policiais tiraram fotos e também foram filmados pelos bolsonaristas como em demonstração de apoio.

Nas imagens, eles também aparecem conversando com os extremistas. O MPF abriu inquérito para apurar a responsabilização de policiais no ato terrorista.

  • Quem executou e quem financiou os atos?

Os terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro convocaram e divulgaram caravanas para Brasília com o objetivo de invadir as sedes dos três Poderes com tudo pago. Essa é uma das perguntas que as investigações da Polícia Federal e da Polícia Civil tentam responder.

Manifestantes golpistas invadem as sedes dos Três Poderes