Topo

Golpistas serão punidos, e prisão não é 'colônia de férias', diz Moraes

Do UOL, em Brasília e no Rio

10/01/2023 11h36

Dois dias após os atos terroristas em Brasília, Alexandre de Moraes fez um discurso duro em que promete que as instituições punirão os golpistas que invadiram e depredaram as sedes dos três Poderes em Brasília.

Veja os principais pontos da fala do ministro do STF na posse do diretor-geral da PF, Andrei Passos:

  • Moraes disse que a operação que prendeu cerca de 1.500 pessoas em Brasília é necessária para garantir a democracia;
  • "Não há 'apaziguamento' nas instituições brasileiras";
  • Defendeu combate firme ao terrorismo e "pessoas antidemocráticas";
  • Rebateu reclamações de bolsonaristas radicais presos sobre o tratamento após a prisão;
  • Prometeu que todos os envolvidos nos ataques às sedes dos três Poderes serão punidos --"aqueles que praticaram os atos, que planejaram, que financiaram e incentivaram por ação ou omissão";

Nós temos que combater firmemente o terrorismo. Temos que combater firmemente as pessoas antidemocráticas, pessoas que querem dar o golpe, pessoas que querem o regime de exceção. Não é possível conversar com essas pessoas de forma civilizada. Elas não são civilizadas. Basta ver o que fizeram no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e com muito mais raiva e ódio no Supremo Tribunal Federal."
Alexandre de Moraes, ministro do STF

Essas pessoas que, até domingo, faziam baderna e crimes e agora reclamam que estão presas, querendo que a prisão seja uma colônia de férias, não achem que as instituições irão fraquejar."

Uma operação necessária. Uma operação para garantir a democracia. Uma operação para mostrar que não há apaziguamento nas instituições brasileiras. Eu repito sempre, inclusive coloquei isso na minha decisão, se o apaziguamento tivesse dado certo nós não teríamos tido a Segunda Guerra Mundial."