Topo

Idosa em imagem de fake news era parente do fotógrafo e morreu há 3 meses

Do UOL, em São Paulo

10/01/2023 14h26

Deolinda Tempesta Ferracini era tão espontânea que na véspera do Natal de 2018, aos 76 anos, foi convidada pelo fotógrafo Edu Carvalho, 29, para um ensaio fotográfico. Ela aceitou o desafio e posou para 27 fotos disponibilizadas em um banco online de imagens.

Ontem, uma dessas fotos viralizou com uma fake news. A imagem foi usada em uma mentira espalhada nas redes sociais por bolsonaristas, com a informação de que era uma idosa que morreu depois de ser presa pela Polícia Federal por participar dos atos golpistas do último domingo (8) em Brasília.

"Ela é avó da minha mulher", contou Edu ao UOL. "Hoje a gente acordou com a caixa de mensagens no Instagram bombando com a fake news."

O fotógrafo lamentou que a imagem tenha viralizado três meses após a morte de Deolinda, que ficou alguns dias internada na UTI de um hospital de Vinhedo (SP), onde morava.

do lado esquerdo, a montagem com a imagem original retirada - Reprodução e Edu Carvalho - Reprodução e Edu Carvalho
Do lado esquerdo, a montagem com a imagem original retirada de um banco de imagens
Imagem: Reprodução e Edu Carvalho

"Ela faleceu no dia 10 de outubro do ano passado por complicações de um AVC", disse Edu, que tomou um choque ao receber a fake news, propagada até por deputados aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro. Sua mulher, a auxiliar de escritório Juliana Cuchi Oliveira, 29, desabafou.

"Acordei com uma enxurrada de pessoas mandando os posts pelas redes sociais. E justo hoje, que faz apenas três meses que minha avó nos deixou! Me senti impotente", disse.

Estamos tentando avisar as pessoas, mas muitas desacreditam e ainda pedem para provar! Isso dói muito. Só vai saber quem sentir na pele um dia. Que isso acabe logo
Juliana Cuchi Oliveira

Não é primeira vez

Edu contou que não é a primeira vez que a imagem é utilizada para propagar mentiras. "Na pandemia, foi usada para dizer que ela havia morrido de covid-19", afirma o fotógrafo, que utiliza a ferramenta gratuita para divulgar seu trabalho.

Como foi a segunda vez que usaram uma foto minha indevidamente, entrei em contato com a plataforma. Talvez eu exclua a minha conta.
Edu Carvalho

Fotógrafo desde 2015, ele realiza ensaios principalmente para famílias. "Tiro fotos de casal, gestante, crianças. Fotografo batizado e aniversário. Essa plataforma é uma vitrine, mas vou fechar essa conta."