Topo

Moraes manda prender ex-comandante da Polícia Militar do DF

Coronel Fábio Augusto foi comandante da PM do DF - Divulgação/PM-DF
Coronel Fábio Augusto foi comandante da PM do DF Imagem: Divulgação/PM-DF

Do UOL, em Brasília

10/01/2023 16h41

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), ordenou a prisão do ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal Fábio Augusto Vieira. Ele era responsável pelo comando da corporação durante os ataques às sedes dos três Poderes no último domingo (8) e foi detido em Brasília.

A informação foi publicada pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pelo UOL.

Vieira foi afastado do cargo ontem (9) pelo interventor federal Ricardo Cappelli, e foi substituído pelo coronel Klepter Rosa Gonçalves.

O UOL entrou em contato com a assessoria da Polícia Militar do Distrito Federal e aguarda resposta. O espaço segue aberto a manifestações.

A prisão de Vieira vem na esteira de críticas de autoridades do Executivo, Legislativo e do Judiciário contra possível omissão das forças de segurança do Distrito Federal durante os ataques.

Imagens mostraram um efetivo insuficiente para impedir a invasão aos edifícios e até agentes da PM fotografando os manifestantes durante os ataques.

O governador, Ibaneis Rocha (MDB), foi afastado do cargo por decisão de Moraes. O então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, foi exonerado ainda durante os ataques.

Mais cedo, o interventor federal Ricardo Cappelli afirmou que teria havido uma "sabotagem" no esquema de segurança do Distrito Federal, acusando Torres de ser o responsável.

Cappelli comparou, por exemplo, o esquema de segurança da posse do presidente Lula (PT) na semana anterior e como os atos golpistas foram recebidos pelas forças policiais, no domingo.

"O que mudou em 7 dias? É simples, no dia 2, Anderson Torres assumiu a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, exonerou todo o comando da secretaria e viajou. Se isso não é sabotagem, não sei o que é", disse.