Polícia encontra arma que foi roubada do GSI por bolsonaristas
De acordo com a PM do DF, trata-se de um lançador de eletrodos (taser) da Presidência.
No domingo, bolsonaristas golpistas invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes em Brasília. Além de danificar obras de arte, eles roubaram armas e munições do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) que estavam em um cofre protegido no térreo do Palácio do Planalto.
Ontem, o secretário nacional do consumidor, Wadih Damous (PT), insinuou que membros do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro podem ter dado informações privilegiadas para os extremistas.
Algo que chama atenção: nos demais andares eles depredaram. Tinham informação de que aqui se guardavam armas. Tinham informação do que deveriam levar daqui: levaram armas, documentos, munição. Isto é muito grave, significa informação."
A taser foi encontrada pela PM na área verde do Eixo Monumental, principal avenida do Distrito Federal, e devolvida ao GSI. Autoridades ainda buscam oito armas de choque.
As investigações sobre o roubo de armas estão sendo conduzidas pelo GSI. Além de recuperar as armas, autoridades tentam identificar os criminosos.
Relembre a invasão ao Congresso, Planalto e STF
Um grupo de milhares de bolsonaristas extremistas que marchavam pela Esplanada dos Ministérios enfrentou os bloqueios policiais, invadiu e depredou o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do STF no último domingo.
Os golpistas atacaram primeiro o prédio do Congresso. Eles enfrentaram os policiais que mantinham bloqueios na área, subiram a rampa do Congresso e, em seguida, tomaram as famosas cúpulas.
Eles também quebraram a vidraça do Salão Nobre do prédio e conseguiram entrar no Congresso Nacional, apesar de enfrentarem resistência da Polícia Legislativa.
Após a tomada do Congresso, um grupo se dirigiu ao Palácio do Planalto, sede do governo federal, e entrou no prédio. Policiais formaram uma barreira para impedir acesso ao interior do edifício, de onde despacham o presidente da República e vários ministros.
Os manifestantes conseguiram subir a rampa do Planalto, onde o presidente Lula (PT) recebeu a faixa presidencial há uma semana. Lula não estava em Brasília. Ele havia viajado para Araraquara, no interior de São Paulo, para avaliar o impacto das chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.