Topo

Esse conteúdo é antigo

Pacheco entrega a Aras representações contra golpistas invasores

Do UOL, em Brasília

13/01/2023 12h53Atualizada em 13/01/2023 14h39

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) entregou hoje (13) ao procurador-geral da República Augusto Aras representações criminais contra manifestantes golpistas identificados nos atos de vandalismo no Congresso.

No encontro, Aras afirmou que constituiu grupos de trabalho para que entre segunda (16) e terça-feira (17) possam mover uma ação contra os golpistas. "Vamos nos debruçar com rapidez e confiança que é preciso responder aos fatos. Nosso maior valor constitucional é a democracia", disse.

Pacheco reforçou a "confiança e respeito" ao MPF (Ministério Público Federal) e disse que, além da esfera criminal, espera que os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro possam arcar com a reparação dos danos causados no Congresso Nacional.

A estimativa do Senado é que o prejuízo causado pelos ataques foi de até R$ 4 milhões. Entre os principais estragos contabilizados pelas áreas administrativas da Casa, estão:

  • Vidros quebrados
  • Obras de arte danificadas
  • Carpete e piso danificados
  • Computadores quebrados
  • Material de defesa da Polícia Legislativa

Manifestantes golpistas invadiram e depredaram no último domingo (8) os prédios do Legislativo, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). O grupo furou o bloqueio da Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios e conseguiu entrar nas sedes das instituições.

Urina em tapeçaria. Entre as obras de arte danificadas, está uma tapeçaria do artista Burle Marx, na qual os bolsonaristas também urinaram. No Museu do Senado, há ainda outras peças que deverão ser restauradas.

De acordo com o Senado, as peças deverão ser restauradas, mas não há ainda um prazo para o reparo ser concluído, uma vez que o trabalho é artesanal.