Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

Josias: Pix do golpe revela investigação longe de alcançar todos que devem

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/01/2023 09h28Atualizada em 20/01/2023 10h16

Pecuaristas da região de Xinguara (PA) usaram a conta bancária de uma loja de informática para arrecadar dinheiro para financiar ações golpistas. Os fazendeiros também utilizaram o Pix da empresa USA Brasil para ajudar a manter acampamentos bolsonaristas no estado do Pará e no Distrito Federal. Os pedidos de arrecadação de recursos eram feitos pelo Whatsapp e em redes sociais.

Em participação no UOL News - Manhã desta sexta, o colunista Josias de Souza destacou como o 'Pix do golpe' mostra que as investigações sobre os ataques às sedes dos três Poderes ainda estão longe de incluir todos os seus responsáveis.

O que mais surpreende é que esses organizadores do 'Pix do golpe' não constam da lista de presos do 8 de janeiro e nem na relação de pessoas e empresas acionadas pela AGU [Advocacia Geral da União] para ressarcir o Estado dos prejuízos que as falanges bolsonaristas infringiram aos cofres públicos. Fica muito claro que essa investigação será muito longa e está longe de alcançar todas as pessoas que precisam ser alcançadas. Josias de Souza, colunista do UOL

Defesa de Bolsonaro em minuta golpista ofende inteligência alheia, analisa Josias

A estratégia de defesa de Jair Bolsonaro (PL) para esclarecer a minuta golpista encontrada na casa de Anderson Torres recebeu críticas de Josias. Os advogados alegam que o documento é apócrifo e, por isso, não deve ser incluído na investigação.

A defesa do Bolsonaro alega quatro motivos para que esse documento seja desconsiderado. Essas alegações ofendem a inteligência alheia. No fundo, o Bolsonaro está pedindo ao TSE para que faça como ele e se finja de bobo pelo bem do seu plano de retornar à presidência em 2026. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias: Lula opera em modo pacificador em reunião amena com militares

Para Josias, o presidente Lula (PT) adota um tom morno para a reunião desta sexta com comandantes militares, sem a discussão de temas espinhosos como mudanças profundas nas Forças Armadas. O encontro faz parte de uma articulação para reduzir as tensões e desconfianças geradas após os atos golpistas em Brasília.

O clima será ameno demais. Lula está usando um velho truque que caracteriza sua ação política: a manipulação do medo. A velha mágica ressurge nessa reunião, que obviamente não vai discutir reformulações nas Forças Armadas. Lula passou a atuar no modo pacificador. Josias de Souza, colunista do UOL.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: