Base de Lula comemora troca de comandante e pede reforma no Exército
Políticos aliados do governo comemoram, nas redes sociais, a nomeação do general Tomás Paiva para o comando do Exército. Para eles, a demissão do antecessor, general Júlio César de Arruda, é um ato contra a "tutela" dos militares no governo.
Em publicações no Twitter, parlamentares do PT e de outros partidos da base governista destacaram, entre outros pontos, a informação de que Arruda teria impedido a prisão de bolsonaristas durante o ato golpista do dia 8 de janeiro.
Rui Falcão (PT-SP), deputado federal e ex-presidente do partido:
O presidente Lula reafirma sua autoridade como comandante supremo das FFAA. Chega de tutela!
-- Rui Falcão (@rfalcao13) January 21, 2023
Samia Bonfim (PSOL-SP), deputada federal:
Lula demitiu o General Arruda, comandante do Exército. Nomeado para o posto no fim do ano passado, Arruda sai por uma crise de confiança ao não ter postura contundente contra o golpismo. É preciso uma reforma intensa nas Forças Armadas. Derrotar o golpismo e punir os golpistas!
-- Sâmia Bomfim (@samiabomfim) January 21, 2023
Érika Hilton (PSOL-SP), deputada federal:
Lula demitiu hoje o comandante das Forças Armadas o general Arruda. O exército teria impedido a prisão de terroristas em Brasília no dia 8 de janeiro!
-- ERIKA HILTON (@ErikakHilton) January 21, 2023
O novo chefe das Forças Armadas é o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva.
Érika Kokay (PT-DF), deputada federal:
Lula demite comandante do exército que não tomou providências imediatas para diminuir desconfianças em relação aos militares após atos terroristas em Brasília. O papel do exército não é fazer política, mas defender o Brasil e sua soberania.
-- Erika Kokay (@erikakokay) January 21, 2023
Célica Xakriabá (PSOL-MG), depurada federal:
Ação acertada de @LulaOficial ao mudar o comando do exército. O novo comandante, Tomás Paiva, foi um dos primeiros nas forças armadas a defender a democracia e as eleições após atos do dia 08. E é isso que o Brasil precisa: a defesa da democracia em todas as instituições.
-- Célia Xakriabá (@celiaxakriaba) January 21, 2023
Fernanda Melchionna (PSOL-RS), deputada federal:
Caiu o General Arruda, que teria dito a Flávio Dino que não iam prender ninguém no acampamento golpista, segundo o Washington Post.
-- Fernanda Melchionna (@fernandapsol) January 21, 2023
É preciso uma reforma intensa nas Forças Armadas. Debelar o golpismo e punir os que atentaram contra as liberdades democráticas.
Chico Alencar (PSOL-RJ), deputado federal:
Lula exonerou o comandante do Exército, general Júlio César de Arruda. Foi Arruda quem disse a Dino que os golpistas do QG do Exército não seriam presos. Entra o comandante militar do Sudeste, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, defensor da democracia. #SEMANISTIA
-- Chico Alencar (@chico_psol) January 21, 2023
Zeca Dirceu (PT-PR), deputado federal:
O comando do Exército tem novo titular. Entra o general Tomás Miguel Ribeiro Paiva, atual comandante militar do Sudeste; e sai o general Júlio César de Arruda. Precisamos garantir que todas as forças defendam a democracia e legalidade, e o general Paiva fará isso com maestria. pic.twitter.com/DFp3pHRZ07
-- Zeca Dirceu (@zeca_dirceu) January 21, 2023
Ivan Valente (PSOL-SP), deputado federal:
ATENÇÃO! Lula demite o gal. Arruda, comandante do exército. Após a intentona do dia 8, ele não só não se pronunciou contra os acampamentos golpistas como impediu a prisão de terroristas na porta do QG do Exército. Lula tá certo, o Brasil não aceitará tutela militar
-- Ivan Valente (@IvanValente) January 21, 2023
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou, também por meio do Twitter, que o ministro da Defesa José Múcio espera que Lula chegue a Brasília, de volta de viagem a Roraima, para que o governo se manifeste oficialmente sobre a troca no comando:
Atenção! O Sr. ministro da Defesa reuniu nesta manhã com os comandantes militares. Ele aguarda a chegada, em Brasília, do Sr. presidente da República para que, a partir dos relatos, se tenha uma manifestação oficial do governo.https://t.co/0OmjS2qSEj
-- Randolfe Rodrigues (@randolfeap) January 21, 2023
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.