Topo

Ao lado de Fernández, Lula pede desculpas por 'grosserias' de Bolsonaro

Do UOL, em Brasília

23/01/2023 13h46Atualizada em 23/01/2023 18h30

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu a declaração ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández, logo após o encontro entre os dois na sede do poder Executivo da Argentina, a Casa Rosada, em Buenos Aires.

Ele criticou seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL).

Eu estou na verdade pedindo desculpas ao povo argentino por todas grosseiras que o último presidente do Brasil, que eu o trato como genocida, pela falta de cuidado e de responsabilidade na pandemia, por todas as ofensas que fez ao Fernández" Lula

A relação entre Fernández e Bolsonaro foi conturbada. A crise começou ainda durante as eleições argentinas quando Bolsonaro declarou apoio a Maurício Macri e chegou a insinuar que a Argentina estaria se tornando a Venezuela após eleger um presidente de esquerda.

Na declaração ao lado de Fernández, Lula também falou sobre futebol, retomada da parceria de longa data com a Argentina e agradeceu a visita feita por Fernández, quando ele estava preso em Curitiba.

"A minha presença como primeira viagem feita depois da minha eleição a um país estrangeiro é para dizer ao meu amigo Alberto Fernández que nós vamos reconstruir aquela relação de paz, produtiva, avançada, de dois países que nasceram para crescer, se desenvolver e gerar melhores condições de vida para os seus povos", disse Lula.

"Pela primeira vez torci para a Argentina ser campeão do mundo, porque achava que Messi não poderia terminar sua carreira sem ser campeão do mundo. Tá bom, já foi, agora chega", brincou Lula.

O presidente argentino classificou a reunião com Lula como "sensacional". "Tivemos uma reunião sensacional, teremos um vínculo muito mais profundo que vai durar pelas próximas décadas", disse. "Continuam nos ligando os mesmos problemas, porque aqui passou [Maurício] Macri e lá [Jair] Bolsonaro. Temos desafios muito parecidos",

Moeda comum. No sábado (21), Lula e Fernández assinaram um artigo juntos no jornal argentino Perfil defendendo a criação de uma moeda comum para transações comerciais entre entre Brasil e Argentina. "Pretendemos quebrar as barreiras em nossas trocas, simplificar e modernizar as regras e incentivar o uso de moedas locais. Também decidimos avançar nas discussões sobre uma moeda sul-americana comum que possa ser usada tanto para fluxos financeiros quanto comerciais, reduzindo custos operacionais e nossa vulnerabilidade externa", diz o artigo.

Questionado sobre a moeda, Lula afirmou que os ministros da Fazenda vão estudar as possibilidades e que haverá "muito debate e muitas discussões", mas que, se dependesse dele, as transações comerciais entre os países da América do Sul seriam todas feitas em moedas locais, sem depender do dólar.

A ideia já foi defendida no passado pelo atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que também participa da visita, e por seu secretário-executivo, Gabriel Galípolo. A intenção é manter a existência das moedas próprias (real e peso argentino) e criar uma nova ferramenta para as transações comerciais entre eles, sem depender do dólar. É um princípio diferente de uma moeda única, como o euro, por exemplo.

Lula iniciou neste domingo (22) sua primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato, acompanhado da primeira-dama, Janja Silva. Ele chegou na capital argentina às 21h13 de ontem e tem compromissos oficiais hoje e amanhã (24). Antes da reunião com Fernández, Lula fez a oferenda de flores na Plaza San Martín.

O que ainda tem na agenda do presidente nesta segunda-feira?

  • 13h15 - Almoço de trabalho oferecido pelo Presidente da República Argentina, Alberto Fernández
  • 15h - Cerimônia de abertura do Encontro Empresarial Brasil-Argentina
  • 15h30 - Cumprimentos às representantes das Mães e Avós da Praça de Maio
  • 19h15 - Inauguração da Mostra Fotográfica Povos Originários - Guerreiros do Tempo, de Ricardo Stuckert
  • 19h30 - Apresentação musical em celebração à Irmandade Brasil-Argentina

Há ainda a previsão de encontro com empresários argentinos e encontros bilaterais com países. Havia também a previsão de um encontro com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mas a agenda foi cancelada. O compromisso entre os dois estava marcado para às 16h de hoje, mas não consta mais na agenda do presidente brasileiro. O UOL entrou em contato com a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) para saber o motivo do cancelamento e aguarda retorno.

Segundo apurou o UOL, Lula abordaria no encontro a retomada do diálogo com a Venezuela em nível presidencial e os temas a serem discutidos pelos países na Celac (Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos).

Quem está viajando com Lula?

  • Mauro Vieira (Relações Exteriores)
  • Fernando Haddad (Fazenda)
  • Nísia Trindade (Saúde)
  • Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência)
  • Luciana Santos (Ciência e Tecnologia)
  • Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social)

Para onde Lula vai depois?

Na quarta-feira (25), Lula segue em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontra com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou.