Topo

Lula diz esperar normalidade diplomática com Venezuela em dois meses

Do UOL em Brasília

23/01/2023 14h56Atualizada em 23/01/2023 15h52

O presidente Lula disse esperar a retomada das relações diplomáticas com a Venezuela em dois meses. A declaração foi dada mesmo após o cancelamento do encontro com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que estava previsto para hoje (23), na Argentina.

Não sei se o Maduro vai vir. Tinha uma reunião com ele hoje, 16h, mas fui informado que talvez ele não venha. Vai ficar para outra oportunidade. Espero que dentro de dois meses a gente tenha resolvido o problema da embaixada, para atingirmos a normalidade" Lula ao lado do presidente da Argentina, Alberto Fernández

O encontro entre Lula e Maduro chegou a entrar na agenda do presidente brasileiro, mas foi cancelado. Segundo apurou o UOL, Lula abordaria no encontro a retomada do diálogo com a Venezuela em nível presidencial e os temas a serem discutidos pelos países na Celac (Cúpula de Estados Latino-americanos e Caribenhos).

Lula voltou a dizer que quer que Venezuela e Brasil tenham embaixadas recíprocas em seus territórios. "Vamos restabelecer a relação civilizada entre dois estados autônomos, livres e independentes", afirmou Lula.

Da mesma forma que sou contra a ocupação territorial que a Rússia fez na Ucrânia, sou contra muita ingerência no processo da Venezuela. E, para resolver o problema da Venezuela, vamos resolver com diálogo, e não com bloqueio, não com ameaça de ocupação" Lula

Lula também fez críticas a Juan Guaidó, reconhecido pelo governo Jair Bolsonaro (PL) como "presidente interino" da Venezuela.

"Fizeram uma coisa abominável para a democracia que foi reconhecer um cara que não foi eleito, que não era presidente, que foi o Guaidó. Esse cidadão ficou exercendo vários meses papel de presidente, sem ser presidente", disse.